segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O Caminho da Beleza 46 - XXVII Domingo do Tempo Comum


Já não quero dicionários consultados em vão. Quero só a palavra que nunca estará neles nem se pode inventar. Que resumiria o mundo e o substituiria. Mais sol do que o sol dentro do qual vivêssemos todos em comunhão, mudos, saboreando-a.

            (Carlos Drummond de Andrade)


XXVII Domingo do Tempo Comum                       06.10.2019
Hab 1, 2-3;2, 2-4              2 Tm 1, 6-8.13-14             Lc 17, 5-10


ESCUTAR

“Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé” (Hab 2, 4).

Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade (2 Tm 1, 7).

“Quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’” (Lc 17, 10).


MEDITAR

A fé é um fio de cabelo seguro com os dentes, no abismo!

(Madre Belém, 1909-2011, Brasil)


ORAR

   Esta esplêndida meditação sobre a oferecida pelo lecionário bíblico aponta alguns aspectos fundamentais do crer bíblico. Crer é conseguir ler a história segundo a ótica mesma de Deus, é compartilhar as esperas e os juízos. Crer é receber uma força de vida porque a fé é a abertura para a irrupção de Deus que transforma a criatura: “o justo viverá por sua fé”. Crer é a superação da religião “economicista” e meritocrática pela escolha do amor e da doação. A mãe ama por espontânea efusão interior sem calcular as vantagens que receberia disso. A parábola do evangelho é um convite à superação da práxis religiosa conduzida por hábito, tradição, conveniência, medo da morte etc. para poder alcançar a doação alegre da fé. Crer é trabalhar com empenho e humildade pelo Reino, um trabalho humilde e simples, sem exigência, mas percorrido pelo amor. Um trabalho que requer um testemunho corajoso: “Não te envergonhes do testemunho dado ao nosso Senhor, mas sofre comigo pelo evangelho, ajudado pela força de Deus” (2 Tm 1, 8). Crer é conquistar a serenidade e a infância do espírito. Eis uma bela oração do célebre filósofo danês S. Kierkegaard. Está relatada em seu Diário: “Pai celeste, quando o pensamento de ti desperta em nossa alma, faça que não se desperte como uma ave transtornada e desorientada que voa para lá e para cá, mas como uma criança que acorda com seu sorriso celeste” (6 de janeiro de 1839).

(Gianfranco Ravasi, 1942-, Itália)


CONTEMPLAR

Srebrenica, 2018, mulher conta membros da família Hasanovic (311 deles, por serem muçulmanos, foram assassinados pelos sérvios), Michat Leja, Monochrome Photography Awards, 2018, Polonia.  



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário