segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O Caminho da Beleza 38 - XIX Domingo do Tempo Comum

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).


XIX Domingo do Tempo Comum                09.08.2020

1 Rs 19, 9.11-13                 Rm 9, 1-5                Mt 14, 22-33

 

ESCUTAR

Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta (1 Rs 19 12-13).

Irmãos, não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência (Rm 9, 1).

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mt 14, 27).

 

MEDITAR

O que separa sempre é o eu, é a posse. Quando estamos despojados de tudo, tornamo-nos um espaço livre e o mundo inteiro pode se abrigar ali.

(Maurice Zundel, 1897-1975, Suíça)

 

ORAR

Onde está teu Deus? Era a interpelação que um não crente do passado lançava ao salmista em oração. Onde está nosso Deus? É também a questão que nós nos colocamos, às vezes, diante de um acontecimento particularmente odioso que nos escandalizou, um revés ou uma tristeza que nos marcou, diante de um sofrimento imprevisto. “Senhor, onde estás? Que fazes? Onde está nosso Deus?  É a questão que o profeta Elias, perseguido, ameaçado de morte, se colocava fugindo para o Horeb, a montanha onde Deus havia falado antes a Moisés. E ali, lentamente, Elias toma consciência que Deus não está nos triunfos espetaculares que nós desejamos, nem nos tremores de terra ou nos ciclones dos quais nos falam as mídias e que nos inquietam... Não, Deus não está ali de jeito nenhum. Onde está nosso Deus? Elias compreende que Deus está no “silêncio de uma brisa leve” que nos fala a Bíblia, isto é, no silêncio da oração na qual se adivinha o sopro do Espírito. Elias compreende então que Deus o espera ali, que ele o envia ao comum de sua vida, ao comum de sua responsabilidade como profeta. Deus está sempre lá onde nós temos nossas responsabilidades cotidianas. Onde está nosso Deus? Jesus, após ter alimentado a multidão no deserto, retirou-se só à montanha para orar. Mas durante o tempo em que estava lá, seus apóstolos estão presos na tempestade do lago Tiberíades. A Igreja, ao longo dos séculos, será sempre agredida pelas tempestades da história que a sacodem. Então, Jesus vem, ele está lá; ele está sempre com seus apóstolos, sempre com sua Igreja. Mas nós o esquecemos, o tomamos por um fantasma, temos medo. Ele se dispôs a nos reanimar, reanimar nossa fé: “Coragem! Sou eu, não tenhais medo! Porque todas essas dúvidas e todos esses medos?” Onde está nosso Deus? Mas ele está sempre conosco, sempre pronto a nos estender a mão como fez com Pedro sobre as águas. Ele não está lá para nos afastar das tempestades e tumultos do mundo, mas para nos ensinar a enfrentá-los com confiança. Ele não quer agir em nosso lugar, mas nos confirmar em nossas responsabilidades e na fé de sua presença sempre fiel. Onde está vosso Deus? Ele está aí quando vocês o alcançam no silêncio da oração; ele está aí, como com Elias, para enviá-los às suas diversas responsabilidades de homens ou mulheres, porque é lá também que ele os espera... Onde está nosso Deus? Ele está em nós. Nós o alcançamos no silêncio da oração. E ele nos reenvia à nossa vida cotidiana, é lá que ele nos espera, na família, no trabalho, em nossas festas... Ele está em nossos encontros de amigos que nos fazem tanto bem.

(Bernard Prévost, 1913-?, França)

 

CONTEMPLAR

Raio de luz, 2018, Alberto Cicchini (1968-), Itália, World’s Top 10 Black & White Photo Contest 2018.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário