segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O Caminho da Beleza 41 - XXII Domingo do Tempo Comum

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).


XXII Domingo do Tempo Comum              30.08.2020

Jr 20, 7-9                Rm 12, 1-2              Mt 16, 21-27

 

ESCUTAR

Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir (Jr 20, 7).

Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos (Rm 12, 2).

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 24).

 

MEDITAR

É realmente verdade que a Cruz significa evasão para fora do Mundo sensível e, mesmo num certo sentido, rutura com esse Mundo. No final da ascensão a que nos convida, ela força-nos a transpor um plano, um ponto crítico, onde já não tocamos com os pés a zona das realidades sensíveis. Este “excesso” final, vislumbrado e aceito desde os primeiros passos, projeta necessariamente uma luz e um espírito particulares sobre todos os nossos passos. E eis aí em que consiste precisamente a loucura cristã em contraste com os “sábios” que não querem arriscar por um total “Além” nenhum dos bens que têm atualmente nas mãos... O caminho real da Cruz é muito exatamente o caminho do esforço humano, sobrenaturalmente retificado e prolongado. – Por termos compreendido plenamente o sentido da Cruz, já não nos arriscamos a pensar que a vida é triste e feia. Simplesmente tornamo-nos mais atentos à sua indizível seriedade... Para o cristão, não se trata de desaparecer na sombra da Cruz, mas subir na luz da Cruz.

(Teilhard de Chardin, 1881-1955, França)

 

ORAR

      Se alguém quiser caminhar comigo que renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. O que o Senhor pede parece duro e penoso: se alguém quiser caminhar com ele, que renuncie a si mesmo! Mas isso na realidade não é duro e penoso porque aquele que pede é aquele que ajuda a realizar o que pede. Pois é verdadeira também a palavra do salmo: “por causa da palavra de teus lábios segui caminhos penosos” (17, 4). E é verdadeira também a palavra que ele próprio pronunciou: “Meu jugo é fácil de carregar e meu fardo é leve” (Mt 11, 30). O que significa: Tome sua cruz? Carregue tudo o que é penoso: em seguida siga-me. Pois, quando ele começar a me seguir, conformando sua conduta a meus mandamentos, ele terá muitas pessoas para contradizê-lo, muitos para se opor a ele, muitos para desencorajá-lo. E estes agirão também intitulando-se companheiros do Cristo. Eles caminhavam com o Cristo, estes que impediam os cegos de gritar. Quer se trate de ameaças, de adulações ou de interdições, se queres seguir o Cristo mude tudo isso na cruz; paciente, tolerante, não se deixe abater! Estamos num mundo que é santo, que é bom, reconciliado, salvo, ou melhor a salvar, mas remido desde agora em esperança – porque nós estamos salvos, mas em esperança. Nesse mundo, então, isto é, na Igreja, que segue inteira o Cristo, ele diz a todos: “Aquele que quer caminhar a meu lado, renuncie a si mesmo”. Que ela o siga totalmente, ela que é única, ela que é a pomba, ela que é a esposa; que ela o siga, ela que é remida e ornada pelo sangue do Esposo. Seus membros que têm aqui seu lugar, que sigam o Cristo cada um conforme sua categoria, sua classe, cada um à sua maneira. Que renunciem a si próprios, ou seja, que não se apoiem sobre si próprios, que carreguem sua cruz, ou seja, que suportem no mundo, pelo Cristo, tudo o que o mundo lhes infligirá. Que amem a ele, o único que não engana, o único que não se engana, o único que não mente: que o amem porque o que ele promete é verdadeiro. Mas porque ele não cumpre agora, a fé vacila. Continue, persevere, suporte, aceite essa demora e você, então, carregou sua cruz.

(Agostinho de Hipona, 354-430, Argélia atual)

 

CONTEMPLAR

Romaria do Bom Jesus da Lapa, 1982, Bahia, Adenor Gondim (1950-), Bahia, Brasil.



Um comentário: