segunda-feira, 27 de julho de 2020

O Caminho da Beleza 37 - XVIII Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

XVIII Domingo do Tempo Comum            02.08.2020
Is 55, 1-3                  Rm 8, 35.37-39                Mt 14, 13-21


ESCUTAR

“Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida” (Is 55, 3).

Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? (Rm 8, 35).

Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes (Mt 14, 14).


MEDITAR

Um caminho não é nada mais que um caminho e não há afronta, nem para ti e nem para outros, de deixá-lo se isto é que o teu coração te diz. Mas tua decisão de seguir no caminho ou de deixá-lo deve estar livre do medo e da ambição. Logo, faça a ti mesmo, e somente a ti, uma pergunta: este caminho tem coração? Se tem, o caminho é bom; se não, de nada serve. Todos os caminhos são o mesmo: não levam a nenhuma parte, mas uns têm coração e outros não. Um torna a viagem um gozo; enquanto segues nele és um com ele. O outro te fará maldizer tua vida. Um te faz forte; o outro te debilita.

(Carlos Castaneda, 1925-1998, Peru)


ORAR

    A miséria dos pobres grita para Deus, noite e dia. Não consideremos suficiente para a realização de nossa salvação apresentar à mesa sagrada um vaso de ouro enriquecido de pedrarias, após havermos despojado as viúvas e os órfãos. Quereis honrar este sacrifício? Oferecei vossa alma pela qual Cristo foi imolado; tornai-a de ouro; quando é de chumbo ou de argila, que importa um cálice de ouro? Não tenhamos pois por cuidado único oferecer cálices de ouro, mas cálices adquiridos com justiça... A Igreja não é um museu de ouro e de prata; é uma assembleia... Deus só admite vasos aqui em vista das almas. Não era de ouro a mesa, não era de ouro o cálice em que o Cristo ofereceu aos discípulos seu sangue a beber e, no entanto, tudo não era menos precioso, nem menos digno de respeito, porque tudo estava cheio do Espírito divino. Quereis glorificar o corpo do Salvador? Não menosprezeis quando o virdes coberto de andrajos; após o terdes honrado na igreja com vestes de seda, não o deixeis fora sofrer o frio e a miséria... Ainda uma vez, Deus não precisa de cálices de ouro, mas de almas de ouro. Expressando-me deste modo, não tenho a intenção de condenar os presentes deste gênero: o que peço é que, com isso e antes disso, os pobres não sejam negligenciados... Que importa que a mesa do Cristo cintile com cálices de ouro, se ele próprio morre de fome? Aliviai primeiro suas necessidades; depois, com o que vos restar, enriquei à vontade sua mesa. Como ofereceis a ele um cálice de ouro e lhe recusais um copo de água fria?!... Consequentemente, ornamentando a casa de Deus, não desprezeis vosso irmão indigente. Aliás, o templo deste irmão é mais precioso do que o de Deus.

(João Crisóstomo, c. 347-407, Antioquia)


CONTEMPLAR

Sonhando com um mundo melhor, 2014, Edmondo Senatore (1959-), Roma, Itália, menção honrosa no Monochrome Photography Awards, 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário