terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Caminho da Beleza 42 - XXIII Domingo do Tempo Comum

XXIII Domingo do Tempo Comum                        04.09.2016
Sb 9, 13-18         Fm 9-10.12-17             Lc 14, 25-33                        
                                             

ESCUTAR

“Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor” (Sb 9, 13).

“Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo” (Fm 9,17).

“Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 27).


MEDITAR

Recordemos bem todos nós: não se pode anunciar o Evangelho de Jesus sem o testemunho concreto da vida. Quem nos ouve e vê, deve poder ler nas nossas ações aquilo que ouve da nossa boca, e dar glória a Deus!... A incoerência dos fiéis e dos pastores entre aquilo que dizem e o que fazem, entre a palavra e a maneira de viver mina a credibilidade da Igreja (Francisco, A Igreja da Misericórdia).


ORAR

O que vem a ser a sabedoria cristã? No mundo de hoje, como sempre, é alarmante a quantidade de pessoas que alardeiam, com uma segurança assombrosa, conhecer a vontade de Deus. Sobretudo, quando se trata de impor a sua própria vontade. Para estes, Deus quer o que eles pensam. Jesus nos propõe uma revisão total na escala de valores: a prioridade do ser sobre o ter; a disponibilidade para mergulhar na lógica louca do amor e da doação; o abandono dos cálculos egoístas para administrar, com prudência, a própria vida. A decisão fundamental de seguir a Cristo exclui os tons de cinza, as cômodas desculpas e as veleidades. Paulo nos revela que a única escolha equivocada é a neutralidade, o único compromisso imperdoável é o de não se comprometer e a única posição intolerável é a indiferença. A forma mais plena da sabedoria cristã é sermos padecidos de fraternidade. Jesus nos chama ao realismo e inútil seria querer responder aos desafios de hoje com as estratégias de ontem. Jesus nos chama para ser fermento no meio do povo e sal para colocar novo sabor na vida das pessoas. Sabedoria não é erudição, mas um conhecimento que envolve experiência e amor. Sabedoria vem do latim sapere/saborear, ter sabor de...Um saber orientado para a ação que exige escolhas concretas de vida. O cristianismo de massa a que chegamos e a igreja do espetáculo não conhecem o risco do comprometimento porque ao servirem a dois senhores o seu sal se tornou insípido.


CONTEMPLAR

Madre Teresa embalando um bebê órfão sem braços no seu orfanato em Calcutá, Índia, 1978, Eddie Adams (1933-2004), Nova Iorque, Estados Unidos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário