segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Caminho da Beleza 01 - I Domingo do Advento

I Domingo do Advento             29.11.2015
Jr 33, 14-16                                    1 Ts 3,12-4,2                      Lc 21, 25-28.34-36


ESCUTAR

“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá” (Jr 33, 14).

Irmãos, o Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós (1 Ts 3,12).

“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós” (Lc 21,34).


MEDITAR

Já nessa terra, na oração, nos Sacramentos, na fraternidade, nós encontramos Jesus e o seu amor, e assim podemos degustar algo da vida ressuscitada. A experiência que fazemos do seu amor e da sua fidelidade acende como um fogo no nosso coração e aumenta a nossa fé na ressurreição. De fato, se Deus é fiel e ama, não pode sê-lo por tempo limitado: a fidelidade é eterna, não pode mudar. O amor de Deus é eterno, não pode mudar! Não é ao mesmo tempo limitado: é para sempre! É para seguir adiante! Ele é fiel para sempre e Ele nos espera, cada um de nós, acompanha a cada um de nós com esta fidelidade eterna (Francisco, Angelus, 10 de novembro de 2013).


ORAR

Este domingo é o primeiro dia do calendário da Igreja. É o tempo da espera e da esperança centradas na mesma pessoa: o Cristo. As duas manifestações – na debilidade da primeira, o Natal, e no poder fulgurante da segunda, o Juízo Final – estão a favor de todos os homens para a salvação. É o momento de purificar a nossa esperança das idolatrias do dinheiro, do poder e dos status, para que ela se converta numa esperança cristã. A esperança cristã é uma esperança ousada que tem como objeto o dom que, em Cristo, nos vem do Deus que sempre mantém suas promessas. Nesta espera confiante exorcizamos os medos e é preciso vivê-la a cada momento para que os corações não fiquem embotados e pesados. Uma espera vigilante não significa fuga da existência cotidiana. As seduções podem se converter numa grande tentação e nos desviar do sentido do caminho e da busca da vida eterna. Paulo une esperança com amor e revela que a santidade para o cristão consiste na realização de um programa de amor. Entre a encarnação e a vinda final de Jesus, corre o tempo da Igreja. Nunca será o tempo da ausência e nem uma espera vazia. A vigilância é um tema fundamental da pregação de Jesus, uma atitude destinada a reconhecer a sua presença silenciosa nos acontecimentos da nossa vida. Jesus não nos livra dos problemas ou da insegurança, mas nos ensina a enfrentá-los. É necessário, mais do que nunca, apresentarmos diante de Deus, não meras lâmpadas rituais, mas as lâmpadas ardentes dos nossos corações.


CONTEMPLAR


Em algum lugar do norte, Sebastião Salgado (1944-), Brasil, foto in: Gênesis, Taschen, 2013.



Um comentário:

  1. "Já nessa terra, na oração, nos Sacramentos, na fraternidade, nós encontramos Jesus e o seu amor, e assim podemos degustar algo da vida ressuscitada." Amém.

    ResponderExcluir