segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Caminho da Beleza 52 - Jesus Cristo Rei do Universo

O Caminho da Beleza 52
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).


Jesus Cristo Rei do Universo                        22.11.2015
Dn 7, 13-14             Ap 1, 5-8                  Jo 18, 33-37


ESCUTAR

“Seu reino é um reino que não se dissolverá” (Dn 7, 14).

“Eu sou o alfa e o ômega” (Ap 1,8).

“O meu reino não é deste mundo” (Jo 18, 36).


MEDITAR

Por toda eternidade, Deus é Pai. Porque ele é amor, ele é todo inteiro comunicação de si, dom de si... E esse dom essencial é o Filho engendrado eternamente no seio do Pai, fazendo-se um com ele no Espírito, o Sopro de amor que os une (Éloi Leclerc).

Todo movimento de compaixão pura numa alma é uma nova descida do Cristo sobre a terra para ser crucificado (Simone Weil).


ORAR

Jesus contrapõe aos reinos deste mundo um reino de amor, de solidariedade e de justiça. A comunidade de Jesus se encontra no meio do mundo e ela não é um refúgio que nos permite evadir da nossa responsabilidade histórica. Jesus afronta os poderes políticos e religiosos ao revelar a sua descendência: “Vós sois do diabo, vosso pai, e quereis realizar os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8, 44). Jesus se apresenta como um semeador, como um pastor e um pescador, figuras emblemáticas da simplicidade e do despojamento. Semeia as sementes de várias espécies, pastoreia todos os tipos de ovelha e lança a rede para colher uma grande variedade de peixes. Jesus é Rei de um reino longe de qualquer realeza ou triunfalismo. O élan vital da construção permanente deste reino é o amar que nos conduz à paz e à justiça para todos. Um amor como convicção, que denominamos fé; um amor como agir transformador que nomeamos esperança. Com o Crucificado entrou no mundo, para sempre, a força revolucionária do amor que declarou fora da lei todos os poderes sociais, políticos e religiosos. Nesta festa de hoje, devemos proclamar que só aquele que ama se converte em rei. Cristo não é o Rei Primeiro e Único do Universo. Ele nos revela que todos os que entregam a sua vida por amor e pela verdade são e serão os reis e rainhas neste Reino de Deus.


CONTEMPLAR

Coroação de Espinhos, c. 1622-3, Dirck van Baburen (1595-1624), óleo sobre tela, 106 x 136 cm, Museum Catharijneconvent, Utrecht, Países Baixos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário