segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Caminho da Beleza 46 - XXVII Domingo do Tempo Comum


O Caminho da Beleza 46
Leituras para a travessia da vida

A beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).


XXVII Domingo do Tempo Comum                       07.10.2012
Gn 2, 18-24            Hb 2, 9-11               Mc 10, 2-16

ESCUTAR

“Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gn 2, 24).

“Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de chamá-los irmãos” (Hb 2, 11).

“Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento” (Mc 10, 5).


 MEDITAR

“O que é essencialmente novo no Evangelho, é uma nova dimensão de grandeza: a dimensão da generosidade. A grandeza é a de ser generoso; a grandeza é a de saber dar; a grandeza é a de se dar, dar todo o seu ser e de tudo dar dando-se a si mesmo” (Maurice Zundel).

“Não podemos grande coisa, pois somos gente comum; não temos nas mãos as chaves das decisões. Contudo, cada um de nós pode fazer alguma coisa. O quê? Perdoar! Sim, perdoar. Se pedirmos a Deus, Ele nos ouvirá e nos mostrará como fazer” (Cardeal Lustiger).


 ORAR

            A narrativa de Gênesis é poética e desvela que é na mulher que o homem se reconhece a si mesmo: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem”. Adão descobre o seu companheiro para o amor: o ser que brota ao preço da ferida do seu coração. Este ser que o Criador lhe entrega após um longo sono era semelhante a ele, mas diverso. E o esponsal se fez: ser um para ser diverso. No evangelho, Jesus não se refere a nenhuma prescrição da lei, mas retoma a cena da manhã original não como uma lembrança do passado, mas como a imagem do paraíso e de uma realidade essencial inserida no coração: “Os dois formarão uma só carne, assim, já não são dois, mas uma só carne”. Não havia regras para o amor, nem leis, pois não havia necessidade disto. Jesus não prescreve nenhuma legislação matrimonial. Não era casado e, escandalosamente, convidava os que queriam segui-Lo a deixar tudo – família, vida acomodada, propriedades, bens acumulados. Jesus afirma que a nossa única regra, que resume toda a Lei e os profetas, é o amor, tal como existia no paraíso, pois só o seu sopro possui a amplidão e a infinitude do próprio Deus. Por essa razão, não podemos aniquilar o amor e desfazê-lo.  Podemos tornar os amantes infelizes, infligir-lhes todos os males e sofrimentos, persegui-los até a morte, mas não saberíamos matar o amor: “As águas torrenciais não poderão apagar o amor, nem os rios afogá-lo” (Ct 8, 7). É por isto que, para Jesus e o seu Evangelho, o amor não tem, por princípio, necessidade de nenhuma lei que o regulamente. Jesus queria e quer pessoas livres capazes de construir vínculos de amor indissolúveis que se convertam em dom recíproco. Jesus garante que o vínculo entre os que se amam vem da força de origem divina que trazemos em nós, esta extraordinária potência libertadora do amor. Para Ele, são as pessoas, inundadas e sustentadas pelo sopro divino, que fundam e respondem pelos esponsais e não os poderes civis e religiosos que os instituem. O amor salva e as leis que inventamos salvaguardam os direitos dos mais fortes. Só a dureza de coração tem necessidade de leis rígidas que nada têm a ver com as palavras de amor que Deus quer ouvir pronunciadas entre nós. Moisés legisla para proteger a mulher da maldade e desamor dos homens que, arbitrariamente, as repudiavam como se pudessem atirar a primeira pedra. Jesus, do mesmo modo desafia-nos: “Geração adúltera, até quando terei que vos suportar?” E uma geração adúltera é uma geração que se prostitui aos ídolos, que hoje são produzidos pelo mercado para nos iludir e colocar em outros amores os nossos corações. E Deus perdoa ao seu Povo-Esposa o adultério, pois seu amor é sem limites e sua aliança irrevogável. Jesus não nos deixa ludibriar e esquecer que a maior traição é casar sem se esposar!


CONTEMPLAR

O Cântico dos Cânticos I, Marc Chagall, 1960, Coleção “A Mensagem Bíblica”, óleo sobre tela, 146,5 x 171,5 cm, Museu Nacional Marc Chagall, Nice, França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário