segunda-feira, 22 de março de 2021

O Caminho da Beleza 19 - Ramos e Paixão do Senhor

Os transbordamentos de amor acontecem sobretudo nas encruzilhadas da vida, em momentos de abertura, fragilidade e humildade, quando o oceano do amor de Deus arrebenta os diques da nossa autossuficiência e permite, assim, uma nova imaginação do possível (Papa Francisco).

Ramos e Paixão do Senhor                28.03.2021

Is 50, 4-7                 Fl 2, 6-11                 Mc 15, 1-39

 

ESCUTAR

O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás (Is 50, 5).

Ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens (Fl 2, 7).

Eles tornaram a gritar: Crucifica-o! (Mc 15, 13).

 

MEDITAR

E então ele foi suspenso sobre a cruz e um título foi fixado, indicando quem era que estava sendo executado. Doloroso é dizer, mas mais terrível é não dizer... Ele que elevou a terra é elevado, ele que fixou os céus é fixado, ele que firmou todas as coisas é firmado ao madeiro; o Senhor é ultrajado; Deus é assassinado.

(Melito de Sardes, - c.180, Anatólia)

 

ORAR

       Requer-se algum esforço de imaginação para compreender o grau singular de repugnância pública causado pela crucificação como um método de execução. Porém, devemos fazer este esforço com a intenção de compreender mais profundamente o significado do termo grego skandalon (“obstáculo”, “cilada”) que o apóstolo Paulo usa, como na frase “o skandalon da cruz” (Gl 5, 11). Muitos de nós somos condicionados a pensar a morte de Jesus como um escândalo, quando de fato não é a morte em si, mas o modo da morte que cria a ofensa. A maneira da morte de Jesus tem selado o caráter da fé em todos os tempos. Ele mesmo a fez central quando disse a qualquer um que fosse seu discípulo: “tome a sua cruz e siga-me”. Falar de uma crucificação é falar de uma morte como escravo. “Desprezado e rejeitado pelos homens... ao vê-lo os homens cobriam o rosto, desprezado, nós o tomamos por nada (Is 53, 3). Assim, o Filho de Deus entrou em solidariedade com os mais desamparados e menores, os esquecidos e sem nome, “a escória de todos” (1 Cor 4, 13). A crucificação era designada especificamente para ser o último insulto à dignidade pessoal, a última palavra em humilhação e tratamento desumano. Degradação era a meta principal. Nas palavras de Bonhoeffer, “Deus se deixa ser expulso para fora do mundo sobre a cruz”. Ele escreveu esta passagem oito meses antes de sua execução, logo ela tem um excepcional poder. O prisioneiro de Adolf Hitler continua: “[Cristo] está fraco e impotente no mundo e este é precisamente o caminho, o único caminho, no qual ele está conosco e nos acode. Mateus 8, 17 deixa muito claro que o Cristo nos acode não pela virtude de sua onipotência, mas pela virtude de sua fraqueza e sofrimento.... Isto é o inverso do que os homens religiosos esperavam de Deus. O homem é convocado a partilhar dos sofrimentos de Deus pelas mãos de um mundo sem Deus”. Jesus tomou para si o papel do Último dos últimos. Ele aceitou se tornar o menor entre a escória humana. E os impulsos maléficos da raça humana se concentraram sobre ele. A crucificação, como método totalmente vil, foi pior do que qualquer um de nós hoje pode absolutamente imaginar. Refletir sobre isso, entretanto, pode nos ajudar, sob a orientação do Espírito, a nos atrair para mais perto deste ato inimaginável do amor de Deus por toda humanidade por meio da mors turpissima crucis (Orígenes). A cruz é ofensiva a todo mundo, às pessoas religiosas (“Judeus”) e, da mesma maneira, às pessoas seculares (“Gregos”). É este rebaixamento radical para quem está dentro e para quem está fora que torna a cruz tão profundamente ameaçadora para muitos. Toda realização humana, especialmente a realização religiosa, é colocada em questão pela impiedade da morte de Jesus. Se Deus, nas três pessoas, é mais plenamente revelado a nós pela morte amaldiçoada do Filho fora da comunidade dos piedosos, isto significa que se deve repensar por completo o que normalmente se chama de religião.

(Fleming Rutledge, 1937-, Estados Unidos)

 

CONTEMPLAR

 S. Título, 2016, aradaphotography, istockphoto/Getty Images, Tailândia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário