segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O Caminho da Beleza 03 - III Domingo do Advento

                    Mantinha-se firme, como se visse o Invisível! (Hb 11, 27)


III Domingo do Advento                     13.12.2020

Is 61, 1-2.10-11                  1 Ts 5, 16-24                       Jo 1, 6-8.19-28

 

ESCUTAR

O Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos (Is 61, 1).

Não apagueis o espírito! (1 Ts 5, 19).

Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1, 8).

 

MEDITAR

É somente na doação do amor que há incremento de si, fortalecimento e expansão da vida. O amor não é cupiditas, não é consumo ávido do Outro, mas dádiva de si que acresce sobretudo quem a faz. Não é essa, no fundo, a estranha substância de que é feito o amor? Substância que, quanto mais se dá, quanto mais se cede, quanto mais é consumida, mais se enriquece, mais aumenta, mais se acresce.

(Massimo Recalcati, 1959-, Itália)

 

ORAR

       João é a voz; o Senhor, “no começo, era o Verbo” (Jo 1, 1). João é a voz provisória; o Cristo era, no começo, a Palavra eterna. Retirada a palavra, o que se torna a voz? Vazia de todo significado, ela não é senão ruído. Sem a palavra, a voz atinge o ouvido, ela não nutre o coração. É difícil não confundir a voz com a palavra: tomar-se assim João pelo Cristo. Confundimos voz e Verbo. Mas a voz não quer fazer mal ao Verbo: ela se reconhece pelo que ela é: “Eu não sou o Cristo, disse João, nem Elias, nem o Profeta”. Então lhe perguntaram, quem é você? – “Eu sou a voz daquele que grita no deserto: preparai um caminho para o Senhor”. A voz grita no deserto, ela rompe o silêncio. “Preparai, ela grita, um caminho para o Senhor”. Quer dizer: eu só vibro em seus ouvidos para fazer entrar o Senhor em vossos corações; mas mesmo aí onde devo introduzi-la ele só se digna vir se lhe preparais um caminho. Em que sentido? – Se a vossa oração ardente o convida. Em que sentido a mais? – Se tiverdes pensamentos humildes. João admite o que é, diz o que não é, ele se humilha. Lúcido, reconhece de onde vem a salvação: ele compreendeu que é a lâmpada e teme ser apagado pelo sopro do orgulho. Por uma disposição da vontade de Deus, o homem enviado para dar testemunho do Cristo é ele próprio tão grande em graça que se pode tomá-lo pelo Cristo. Porque enfim: “Entre os nascidos das mulheres, disse o Cristo em pessoa, não surgiu um maior que João Batista (Mt 11, 11). Se nenhum dentre os homens ultrapassou este homem, aquele que o ultrapassa é mais do que um homem. Grande testemunho que o Cristo rende a si próprio! Mas aos olhos remelentos e enfermos, a luz testemunha mal de si: uma vista doente a teme, ela só suporta a luz de uma lâmpada. Por isso, a Luz prestes a vir se faz anunciar pela lâmpada: enviada para os corações fiéis, ela confunde os ímpios. “Preparei, diz o salmo (131, 17), uma lâmpada para meu Ungido”: ao que salva, é João quem o proclama; ao Juiz que vem, é João o Precursor; ao Esposo esperado, é João seu amigo.

(Agostinho de Hipona, 354-430, Argélia)

 

CONTEMPLAR

Meninos correndo no campo, 2016, Andrea Brooke, Alberta, Canadá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário