segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O Caminho da Beleza 50 - Todos os Santos e Santas

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).


Todos os Santos e Santas                    01.11.2020

Ap 7, 2-4.9-14                    1 Jo 3, 1-3                Mt 5, 1-12

 

 ESCUTAR

 “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7, 14).

 Caríssimos, vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! (1 Jo 3, 1).

 “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5, 10).

 

 MEDITAR

 A santidade do cristão é medida também pela capacidade de comprometer-se com os problemas do próprio tempo, pela contribuição dada para a solução de tais problemas, pela lucidez demonstrada na decifração dos acontecimentos. Será reprovado se mostrar-se incapaz de fazer isto. Será considerado “um mistificador, um boneco, um que brinca de santo não conhecendo seu mister de homem”. E ainda: “O advogado do diabo de amanhã deverá aprofundar o exame e perguntar se a fé foi de fato tão heroica a ponto de dar a esse homem que espera desde o além o juízo da terra, a graça de compreender seu tempo, sua comunidade e de obrigá-lo a realizar certas escolhas” (A. Paoli).

 (Alessandro Pronzato, 1932-, Itália)

 

 ORAR

        “Uma multidão imensa de todas as raças, de todas as línguas...”. Quem são os membros desta população inumerável? A resposta do velho permite identificá-los: são os testemunhos que afrontaram a grande perseguição e que têm conseguido a vitória. São os que receberam a Palavra de Jesus e foram ao encontro do mundo para proclamá-la e prová-la e nele manifestar os sinais proféticos que a acompanham. O testemunho deles suscita a oposição dos poderosos que dominam este mundo; não obstante é preciso perseverar até o fim. Seu destino é seguir o caminho de Jesus na sua morte para desabrochar com ele na Ressurreição. Não se improvisa o testemunho. Só o conseguem aqueles que passaram por uma iniciação, uma purificação; aqueles que se lavaram com o Sangue do Cordeiro. É o sacrifício do Cristo que faz nascer um Povo de testemunho, ao mesmo tempo resultado e imitação da morte de Jesus Cristo. “Eles lavaram suas vestes e as tornaram alvas no Sangue do Cordeiro”. Conseguiram suas túnicas brancas graças à força do Sangue do Cristo que os leva a renovar, nos seus corpos, o Sacrifício do próprio Cristo. À primeira vista só os mártires formariam o Povo de Deus. Não parece, entretanto, que só poderiam seguir o caminho de Jesus, aqueles que se consumiram num martírio cruento. Todavia devemos admitir que o Povo de Deus encontra no martírio sua mais autêntica expressão e que seja marcado com o sinal do martírio em toda sua existência. Há ali algo que pode desconcertar os cristãos mais instalados de nosso tempo; isto, porém, não nos deve incitar a modificar as Escrituras. Seria melhor perguntarmos a nós mesmos se tanta tranquilidade, tanta segurança não são sinais de uma traição fundamental do Evangelho. Uma Igreja que não é mais testemunho, não é mais martírio, faz ainda parte do Povo de Deus, da multidão de testemunhas? Não é necessário que cada discípulo chegue ao martírio, mas é preciso que todos se comprometam com um testemunho coletivo que vê no martírio um dos seus mais perfeitos sinais. Não devemos procurar a conciliação com o mundo, mas aceitar o desafio.

 (Joseph Comblin, 1923-2011, Bélgica)

 

 CONTEMPLAR

 S. Título, 2019-20, Série Archives IV, Gerasimus Platanas (1982-), Corfu, Grécia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário