segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O Caminho da Beleza 38 - XIX Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

XIX Domingo do Tempo Comum                12.08.2018
1 Rs 19, 4-8             Ef 4, 30-5,2            Jo 6, 41-51


ESCUTAR

“Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1 Rs 19, 7).

Irmãos, não contristeis o Espírito Santo (Ef 4, 30).

“Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” (Jo 6, 42).


MEDITAR

Sei que desce Aquele que é imóvel.
Sei que me aparece Aquele que habita invisível.
Eu o sei, Aquele que está separado de toda a criação
Me retém em Seu interior e em seus braços me envolve,
E, desde então, além do mundo todo, eu me encontro.
Mas, por minha parte, eu mortal, eu todo pequeno neste mundo,
Eu contemplo em mim mesmo, inteiramente, o Criador do mundo.
E sei que não morri, porque sei que estou no meio da Vida,
E que tenho a Vida inteira que jorra dentro de mim.
Ele está no meu coração, Ele habita no céu.
Aqui e lá, Ele se revela a mim igualmente fascinante.

(Simão o novo teólogo, 949 d. C, Galácia)


ORAR

            Cristo se apresenta como nova e definitiva realidade, que se refere à humanidade inteira: “Eu Sou o pão, o pão vivo, o pão descido do céu. Se alguém come deste pão viverá eternamente, e o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (Jo 6, 51). O dom de Deus à humanidade, o verdadeiro pão do céu que comunica vida capaz de superar a morte, passa mediante a carne de Jesus, a sua humanidade, e o evangelista sublinha isso usando o termo “carne” (grego sarx), que indica o homem na sua fragilidade. Não há manifestações divinas que não se expressem mediante a carne, pois é somente na humanidade do homem que Deus se torna visível, como Jesus revelará a Filipe: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14, 9). O poder de Deus se manifesta mediante a fragilidade do homem (2 Cor 12, 9-10), mas um Deus que se manifeste na fragilidade da carne é o oposto da onipotente divindade da religião, o Deus distante e inacessível (1 Tm 6, 16), em direção do qual o homem deve elevar-se, libertando-se do peso da condição humana. Enquanto o Senhor se torna carne para encontrar o homem, o homem deseja destacar-se da carne para aproximar-se do Senhor. E são destinados a nunca se encontrarem, mas, quanto mais o homem se espiritualiza, mais se afasta de um Deus que se fez carne e se tornou profundamente humano. Aquilo que para os judeus era escândalo intolerável, que o Altíssimo Deus se pudesse manifestar na carne, que pudesse ser visto e tocado, com Jesus se tornará realidade cotidiana para os crentes: “Aquele que era desde o princípio, aquele que nós ouvimos, aquele que vimos com nossos olhos, aquele que contemplamos e nossas mãos tocaram, isto é, o Verbo da vida...” (1 Jo 1, 1).

(Alberto Maggi, 1945, Itália)


CONTEMPLAR

Queda de neve fora de um K-Mart fechado, 2016, Flint, Mississippi, Matt Black (1970-), Magnum Photos, Santa Maria, Califórnia, Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário