segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Caminho da Beleza 34 - XV Domingo do Tempo Comum

Muitos pensam de modo diferente, sentem de modo diferente. Procuram Deus ou encontram Deus de muitos modos. Nesta multidão, nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus. Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça.
(Papa Francisco, 2016)

Não temos um só Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que trabalhamos tão perfidamente uns contra os outros?
(Ml 2, 10)

XV Domingo do Tempo Comum                  16.07.2017
Is 55, 10-11             Rm 8, 18-23                       Mt 13, 1-23


ESCUTAR

“A palavra que sair de minha boca não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade” (Is 55, 11).

Toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto (Rm 8, 22).

“Quem tem ouvidos ouça!” (Mt 13, 9).


MEDITAR

A Terra, sua Vida eu sou
A Terra, seus pés são meus pés
A Terra, suas pernas são minhas pernas
A Terra, seu corpo é meu corpo
A Terra, seus pensamentos são meus pensamentos
A Terra, sua fala é minha fala
...O Céu, sua vida eu sou,
As montanhas, sua vida eu sou
...O Sol, sua vida eu sou

(Canto sagrado Navajo, América do Norte)


ORAR

Somos terrenos compostos com um pouco de tudo: caminhos, pedras, espinhos e terras férteis. Nosso interior é um terreno em que a Palavra de Deus é semeada. A semeadura exige de nós uma resposta que não pode ser evasiva e nem estar de acordo com nossos gostos pessoais. O efeito da Palavra não é estabelecido por nós, mas fixado por Aquele que a entrega: “A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia; antes realizará tudo o que for da minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la”. Ninguém saberá prever até onde chegará a semente e o que está destinada a produzir. Tantas vezes as igrejas utilizam a Palavra para fazer coisas que voltam aos céus sem resposta e vazias. Não somente Deus espera, mas a Criação também “está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus”. Temos sido filhos descuidados, indiferentes, distraídos e toda a Criação tem pago tragicamente as consequências. Nossas atitudes desfiguram a obra de Deus. O papa Francisco é enfático: “A crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” (LS 217). No seguimento de Jesus, não necessitamos de colhedores, pois não somos chamados a colher êxitos, conquistar as ruas, dominar a sociedade, encher as igrejas e templos e impor a nossa fé religiosa. Precisamos de semeadores que por onde passam semeiem palavras de esperança e gestos de compaixão. Esta é a conversão que precisamos: romper com a obsessão de colher e assumirmos o trabalho paciente e imprevisível de semear. Jesus nos deixou de herança a parábola do semeador e não a do colhedor. Que terreno somos nós? Um coração que compreende ou um caminho árido e estagnado pela ausência de sensibilidade, de afetividade e generosidade?


CONTEMPLAR

S. Título, 2005, Onomich, Província de Hiroshima, Japão, Donata Wenders (1965-), Berlim, Alemanha.























Nenhum comentário:

Postar um comentário