segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Caminho da Beleza 15 - III Domingo da Quaresma

III Domingo da Quaresma                 28.02.2016
Ex 3,1-8.13-15                   1 Cor 10, 1-6.10.12                       Lc 13, 1-9


ESCUTAR

E o Senhor lhe disse [a Moisés]: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos” (Ex 3,7).

Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair (1 Cor 10, 12).

“Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou” (Lc 13,6).


MEDITAR

Aceite pois que Jesus ressuscitado entre em sua vida, acolha-o como amigo, com confiança: ele é a vida! [...] Se te parecer difícil segui-lo, não tenha medo, confie nele, esteja seguro com ele, ele está próximo de você, ele está com você e te dará a paz que você procura e a força para viver como ele o quer (Francisco, Homilia, Roma, março de 2013).


ORAR

O apóstolo Paulo considera a aventura do Êxodo exemplar em relação ao novo povo de Deus. Paulo critica a postura dos que pensam estar garantidos sempre e em qualquer circunstância e que murmuram contra seus irmãos e irmãs da comunidade eclesial. Nas nossas igrejas, muitas vezes pensamos que os sacramentos são, automaticamente, uma garantia contra a tentação e um antídoto contra os perigos da infidelidade. Por esta razão, caminhamos imersos numa espiritualidade irresponsável e reduzimos os sacramentos da fé a eventos religiosos e sociais que apaziguam nossa falta de compromisso cristão real e radical. Quando o Senhor decide intervir na história dos homens, manda alguém, pois Ele está presente no mundo, se nós não estamos ausentes, e está perto das pessoas, se nós nos fizermos próximos delas. Deus não se revela para o nosso gozo extático, nem para satisfazer a nossa curiosidade, mas para nos conferir uma missão que deve ser cumprida conforme os seus desígnios. Para os israelitas, os figos e as vinhas tinham um significado muito particular: eram o sinal da instalação na terra prometida e o resgate do paraíso perdido. Deus sempre está entre as vítimas para defender a sua dignidade e entre os que lutam contra os males sociais e políticos para alentar o seu combate. O Crucificado (e Ressuscitado) intercede por nós não só na Cruz, mas hoje, agora e sempre (cf. Rm 8,34; Hb 7, 25).


CONTEMPLAR

Kapok, Beth Moon (1956-), Estados Unidos. Kapok, nome da árvore é, segundo a fotógrafa, a expressão antiga do povo Maia que significa “levantada para o céu”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário