terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O Caminho da Beleza 12 - V Domingo do Tempo Comum

V Domingo do Tempo Comum                     07.2.2016
Is 6,1-8                     1 Cor 15, 1-11                      Lc 5, 1-11


ESCUTAR

“Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me!” (Is 6, 8).

Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus (1 Cor 15, 9).

“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5, 4).


MEDITAR

Ir na contracorrente: isso faz bem ao coração, mas nos falta coragem para ir na contracorrente e Ele nos dá essa coragem! Não há dificuldades, provas, incompreensões que devam nos amedrontar se ficarmos unidos a Deus como os ramos são unidos à vinha, se não perdermos a amizade com Ele, se sempre Lhe abrirmos, cada vez mais, lugar em nossas vidas (Francisco).


ORAR

O profeta, ao responder, é rápido, incisivo, entusiasta e disponível: “Aqui estou! Envia-me!”. A cada dia, diante do Senhor, devemos nos apresentar não para obter uma previsão sobre o nosso futuro, mas para receber o que Ele quer, aqui e agora, de nós. Não somos nós quem escolhemos, mas é o Senhor quem escolhe por nós. O Senhor é imprevisível tanto em suas decisões, quando chama alguém, quanto ao apontar as tarefas cotidianas. Sua Palavra sempre incomoda, nunca tranquiliza, pois, sendo exigente, nunca pede bagatelas, mas atitudes comprometidas. As coisas que mais interessam o Senhor, quase sempre, não são levadas em consideração. Somos tentados a escolher as tarefas mais fáceis, menos incômodas que nos afastam dos encontros decisivos das nossas vidas. O evangelista nos revela a força da Palavra quando se calam as palavras da nossa experiência: “Trabalhamos a noite inteira”; e as palavras da desilusão: “E nada pescamos”. Escutamos, então, ressoar sua voz imperiosa: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. A fé nesta palavra é recompensada abundantemente. O milagre não são as redes repletas de peixes, mas o momento exato da resposta de Pedro: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. O milagre é lançar-se ao mar... A verdadeira conquista apostólica é o dom da liberdade vivenciado como disponibilidade aos desígnios do Senhor.


CONTEMPLAR

Pescador-Serrambi, Ipojuca-PE, Brasil, Araquém Alcântara (1951-), Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário