domingo, 6 de dezembro de 2015

O Caminho da Beleza 03 - III Domingo do Advento

III Domingo do Advento                     13.12.2015
Sf 3, 14-18                           Fl 4, 4-7                   Lc 3, 10-18


ESCUTAR

“O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa” (Sf 3, 17-18).

Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos (Fl 4, 4).

“Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo” (Lc 3, 11).


MEDITAR

O Evangelho convida-nos sempre a abraçar o risco do encontro com o rosto do outro, com a sua presença física que interpela, com os seus sofrimentos e suas reivindicações, com a sua alegria contagiosa permanecendo lado a lado. A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura (Francisco, Evangelii Gaudium, 88, 2013).


ORAR

O cristão é chamado à esperança, à conversão do olhar e à alegria. Para muitos, a religião representa a negação da alegria. O cristianismo é um convite à alegria e a alegria pode se constituir numa prova convincente da existência de Deus. O cristão, para ser consumido pela alegria, deve esvaziar-se de si mesmo para amar e acolher o seu desígnio de amor na própria vida. Esta acolhida não é uma dimensão intimista, mas uma abertura diante do mundo inteiro. O sinal de que descobrimos a presença do próximo está na nossa capacidade de compartilhar. A regra de ouro é a recusa da violência, da mentira, do atropelo, da busca de proveito próprio com o prejuízo dos outros. A conversão é a descoberta do outro e a descoberta do outro é o elemento vital da alegria. A alegria é o que permanece quando todo o resto se esquece; uma alegria que desemboca na afabilidade, na indulgência e na capacidade de não fazer dramas existenciais pelo que não é essencial. A alegria faz desaparecer a ansiedade e a inquietude. Exorciza a angústia e nos confere o poder de render graças. A alegria é a verdade de nosso ser e para os cristãos, ser significa ser na alegria. “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos”.



CONTEMPLAR

Dal Lake, Kashmir, India, 1996, Steve McCurry (1950-), Estados Unidos, foto in: South Southeast, Phaidon Press Limited, Londres, Reino Unido, 2001.






Nenhum comentário:

Postar um comentário