segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O Caminho da Beleza 39 - XXI Domingo do Tempo Comum

O Caminho da Beleza 39
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



XXI Domingo do Tempo Comum                23.08.2015
Js 24, 1-2.15-18                Ef 5, 21-32              Jo 6, 60-69


ESCUTAR

“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir” (Js 24, 15).

“Irmãos, vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros” (Ef 5, 21).

“Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6, 60).


MEDITAR

Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito melhores; mas há os que lutam toda a vida e estes são os imprescindíveis (Bertold Brecht).

Os pecadores conhecem a Deus, os justos continuam a procurá-Lo (Hans Urs von Balthasar).


ORAR

O desafio colocado para nós é o da escolha precisa a quem pretendemos servir. E o exercício cotidiano e necessário da liberdade nos conduz à decisão existencial mais profunda entre servir ao Senhor ou aos ídolos do poder, da aparência e do dinheiro. A Palavra de Jesus sempre provoca uma crise em cadeia. As multidões se afastam Dele, bruscamente, por verem interrompidos, sem piedade, os seus sonhos de grandeza. Os discípulos murmuram depois de O terem escutado e consideram sua Palavra inaceitável. Neles se difunde a desilusão, o temor e o desejo da deserção. Jesus não está preocupado com a quantidade nem com uma adesão superficial. Jesus sempre nos indaga: “Vós também vos quereis ir embora?” A sua palavra não espera aplausos nem negociações, pois o compromisso deve ser sem condições. O passo decisivo em sua direção chega por meio de uma palavra desafiadora e não por raciocínios convenientes. Somente uma linguagem firme e excessivamente dura pode forçar nossas resistências e derrubar os muros dos nossos medos. A palavra de Deus alcança sua finalidade, não quando está de acordo com os nossos desejos, mas quando descobrimos que Deus não pensa como nós. Paulo nos exorta a amar a Igreja apesar de tudo. A igreja é santa, mas feita de pecadores e não podemos confundir a Igreja dos nossos sonhos com a Igreja fundada por Cristo e sobre Cristo. A Igreja revela, mas também esconde Deus; manifesta-O, mas em certos momentos O obscurece; apresenta-O, mas às vezes O afasta. Não devemos nos esquecer que os sonhadores de uma pureza idealista da Igreja são inimigos do Reino (A. Maillot).


CONTEMPLAR

A Negação de Pedro, 2005, Michael D. O’Brien (1948-), acrílico em cartão duro, 60 x 60 cm, coleção privada, Ontario, Canadá.






Um comentário:

  1. Deus nos imprime a sabedoria necessária para podermos entende-Lo. E Ele pode não nos ouvir o bastante das súplicas de perdão. A Terra será nosso Calvário e o Sol nosso agouro. http://yet-clerk.blogspot.com.br/2015/08/e-o-sol-que-define-se-terra-esquenta-ou.html

    ResponderExcluir