segunda-feira, 16 de março de 2015

O Caminho da Beleza 18 - V Domingo da Quaresma

O Caminho da Beleza 18
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



V Domingo da Quaresma                   22.o3.2015
Jr 31, 31-34                        Hb 5, 7-9                 Jo 12, 20-33


ESCUTAR

 “Imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo” (Jr 31, 33).

Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu (Hb 5, 8).

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12, 24).


MEDITAR

De Deus é a honra. Quem são os que honram a Deus? São os que deixaram totalmente a si mesmos e, de modo algum, nada buscam do que é seu em nenhuma coisa, seja o que for, grande ou pequeno; não veem nada abaixo nem acima de si, nem ao seu lado nem em si mesmos... Dessas pessoas Deus recebe honra. E elas honram a Deus, no sentido próprio, dando a Deus o que é de Deus (Mestre Eckhart).

Não reze para que tuas vontades se cumpram: elas não concordam necessariamente com a vontade de Deus. Reze, antes, seguindo o ensinamento recebido, dizendo: “Que tua vontade se cumpra em mim” (Evrágio Pôntico).


ORAR

Jesus revela que a sua hora não é a do êxito, da popularidade, mas a hora do grão de trigo que deve desaparecer e morrer debaixo da terra. Ele é apenas um grão de trigo e é nesta humildade que se mostra a sua grandeza: perde para ganhar! É a hora de uma dolorida semeadura, pois a fecundidade passa pela morte e a manifestação da luz pela sepultura. Jesus enfrenta a sua hora não como um herói, mas como um homem entre os outros, um homem que tem medo de morrer. Jesus está inquieto, sua alma está triste porque sente uma repugnância diante da morte. Na Cruz, Jesus não reivindica outra glória do que a glória do amor. Os cristãos e os de boa vontade devem recusar as fáceis popularidades, devem perder as suas vidas e não se evadir nas ambições e vaidades. Obedecer a Deus não é se submeter, mas ser dócil ao amor, a única lei inscrita pelo próprio Senhor em nossos corações. Deus abomina os que agem por temor ao castigo, pois Ele quer pessoas que escutem a sua voz no mais íntimo do seu coração e tenham alegria de se entregar aos seus desígnios de amor e misericórdia.


CONTEMPLAR


Cristo deixando o pretório (detalhe), 1868, Gustave Doré (1832 – 1883), óleo sobre tela, 600 cm x 900 cm, Museu de Belas Artes, Nantes, França.




Nenhum comentário:

Postar um comentário