segunda-feira, 2 de março de 2015

O Caminho da Beleza 16 - III Domingo da Quaresma

O Caminho da Beleza 16
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



III Domingo da Quaresma                 08.03.2015
Ex 20, 1-17              1 Cor 1, 22-25                    Jo 2, 13-25

ESCUTAR

Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim (Ex 20, 2).

Nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos (1 Cor 1, 23).

Não façais da casa do meu Pai uma casa de comércio (Jo 2, 16).


MEDITAR

Um prisioneiro de guerra num campo de concentração japonês escreveu: /Ninguém me conseguia dizer onde podia estar a minha alma; /Procurei Deus, mas Deus escapou-me;/Localizei o meu irmão e encontrei todos os três:/A minha alma, o meu Deus e toda a humanidade (Timothy Radcliffe).

Queres honrar o corpo de Cristo? Não o desprezes quando nu; não o honres aqui com vestes de seda e abandones fora no frio e na nudez o aflito... Deus não precisa de cálices de ouro, mas de almas de ouro... (São João Crisóstomo).


ORAR

            Somente a Palavra de Deus nos purifica das imagens que Dele criamos no decorrer da História. Não basta crer, devemos saber em que e o que se crê. Os fanatismos, as intolerâncias, as mais estranhas superstições e a instrumentalização das religiões nascem da incapacidade de se permitir que Sua Palavra questione estes deuses convertidos em ídolos e fetiches. Em nome destes deuses, que nos convêm, cometemos os atos mais espúrios e as maiores atrocidades. Hoje, os deuses estão nas estruturas espetaculares, nas propagandas e nos aparelhos burocráticos; nas ideologias sem limites e nas especulações doutrinárias. Paulo rompe com o deus poderoso em milagres dos hebreus e o deus da razão dos gregos e ousa proclamar um Cristo que é escândalo e loucura. O Deus de Jesus Cristo não se presta aos comércios. Ele é um Deus gratuito e não se compram seus favores. O seu lugar de encontro é o coração do ser humano, pois Ele não se encontra na sacralidade das relações religiosas, mas na laicidade das relações humanas.


CONTEMPLAR


Papa Francisco com os funcionários no refeitório do Vaticano, foto de Gianluca Barile, 25 de julho de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário