segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O Caminho da Beleza 11 - IV Domingo do Tempo Comum

O Caminho da Beleza 11
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



IV Domingo do Tempo Comum                   01.02.2015
Dt 18, 15-20                       1 Cor 7, 32-35                    Mc 1, 21-28


ESCUTAR

“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar” (Dt 18, 15).

Digo isso para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações (1 Cor 7,35).

Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei (Mc 1, 22).


MEDITAR

Quando Deus chama um profeta, ordena que vá e morra! (Dietrich Bonhoeffer).
O Senhor, que viveu humildemente, nos ensina que nada é mágico na vida, que o triunfalismo não é cristão. A atitude justa do cristão é a de perseverar no caminho do Senhor, até o fim, todos os dias. Não digo recomeçar de novo todos os dias: não, perseguir o caminho. Um caminho de dificuldades e de tantas alegrias. O caminho do Senhor (Francisco, servo de Deus e bispo de Roma).

ORAR

O profeta é um homem de palavra dado por Deus para o bem do seu povo. O profeta é o portador de uma palavra que não é sua, mas não é um mero repetidor. O profeta sempre provoca crises, jamais é inócuo e é condenado à fidelidade: “O profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer”. O profeta tem olhos abertos e não é oportunista; é livre e não conformista ou servil; é inteligente e não superficial; é apaixonado e não indiferente e, sobretudo, é humilde e nunca presunçoso. O profeta é alguém que se esqueceu de si mesmo para deixar falar o amor provocado pela humildade. O profeta atesta a autenticidade da própria vocação quando se descobre numa posição incomoda. Quando ganha oposições, cruzes, recusas mais do que privilégios. Quando não busca fáceis consensos, mas uma custosa fidelidade à mensagem. O profeta tem a lucidez de que se pode falar de Deus ao falar de outras coisas, mas não se pode falar de outras coisas quando se fala de Deus. Jesus é o profeta, por excelência, porque seu primeiro olhar não se preocupa com o pecado, mas com o sofrimento dos homens e mulheres. Existe um profeta, enviado pelo Espírito Santo, no meio de nós. Seu nome é Francisco!


CONTEMPLAR

João o Batista (detalhe), 1985, Jean-Marie Pirot (Arcabas) (1926 -), acetato de vinil, areia de silício, carvão, ouro 23 q., Saint-Hugues-de-Chartreuse, Grenoble, França.





Um comentário: