quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Caminho da Beleza 08 - Batismo do Senhor

O Caminho da Beleza 08
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



Batismo do Senhor                   
Is 42, 1-4.6-7                      At 10, 34-38                       Mc 1, 7-11


ESCUTAR

Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações (Is 42, 1)

De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença (At 10, 34-35).

Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem querer (Mc 1, 11).


MEDITAR

Quando dispomos da missão de Deus, como se fosse nossa, consumimos inutilmente a graça, ignoramos o amor que existe na vontade divina e nos atiramos no abismo do nosso próprio eu. Quanto mais esta autonomia adota uma atitude piedosa, tanto mais se distancia do Espírito Santo (Hans Urs von Balthasar).

A alegria durável nasce das bodas do amor de Deus e do amor do próximo no coração de nossa pessoa, no coração de nossos vínculos e de nossos serviços. Viver as beatitudes é reativar a Presença que nos habita, é marchar e divinizar nossa existência e a dos nossos irmãos e irmãs segundo o sonho de Deus (Yvan Portras).


ORAR

O profeta Isaías fala do eleito do Senhor que não é mais o povo de Israel. A aliança com Israel esteve selada há muito tempo, mas Israel a rompeu e agora um eleito virá para concluir esta Aliança de um modo novo e definitivo. “Eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações”. Jesus vingará esta luz prometida para o mundo na humildade e no silêncio de um homem concreto que “não clama nem levanta a voz”, e nem atua com violência porque “não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega”. Ele não esmorecerá enquanto não estabelecer a justiça da Aliança do Senhor em toda a terra. Ele trará a verdade à tona, abrindo os olhos dos cegos e livrando da prisão os que vivem nas trevas. O evangelista afirma que o batismo de todos os cristãos e cristãs é o mesmo de Jesus, o Cristo, e, portanto, é o Espírito de Jesus que nos anima, conduz e fortalece. Jesus, o Filho Amado, mergulha nesta história da salvação integrando todos os seus antigos sinais: a travessia da arca de Noé pelas águas do dilúvio, “símbolo do batismo que agora nos salva, o qual não consiste em lavar a sujeira do corpo, mas em comprometer-se diante do Senhor com uma consciência limpa” (1 Pd 3, 21); a travessia do Mar Vermelho “onde todos foram batizados na nuvem e no mar, vinculando-se a Moisés”(1 Cor 10, 1-2) e, finalmente, o batismo por João Batista, expressão do amor trinitário, no qual o Pai, pelo Espírito, declara o seu Filho, Bem amado. Pedro, após o batismo do centurião romano Cornélio, exorta-nos a compreender que o Senhor não faz distinção entre as pessoas, mas aceita quem pratica a justiça qualquer que seja a nação a que pertença. Os Evangelhos revelam esta dimensão universal de Jesus: a salvação é para todos os povos e para todos os tempos. E a nós cabe vingarmos este desígnio de justiça e amor. Como batizados pelo Espírito, precisamos nos abrir à liberdade do amor e acreditarmos na declaração do Pai, que também é feita a nós: somos seus filhos e filhas, amados e amadas, e em nós repousa, terna e eternamente, o seu bem querer. O cardeal Lustiger, de Paris, exortava: “Aquele que vem do Alto penetra no mais profundo do abismo. Aquele que é o amor assume o lugar do amado. Aquele que é o perdão assume o lugar do pecador. Aquele que se entrega e se dá assume o lugar daquele que é incapaz de se entregar e se dar. Aquele que é luz assume o lugar do cego. Aquele que é a Palavra, sem dizer nada, assume o lugar dos mudos que nós somos para que do céu se faça ouvir a Voz. E sobre Ele o Espírito se espalhou. Sobre ele o perdão dos pecados se realizou, pois o perdão dos pecados é a efusão do Espírito. E para nós, a graça é conhecer esta libertação e esta alegria e, no mistério do Cristo, receber o mesmo batismo e o mesmo perdão”. Resta-nos testemunhar ao mundo que o Pai julga tudo e todos em função da prática da justiça e do amor. E é o seu Filho Amado, nosso irmão, que realiza este julgamento no Espírito de Liberdade e de Ternura. Como apregoa São Gregório de Nazianzeno: “Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os outros homens. Permanecendo como luzes perfeitas diante da grande luz, sereis inundados com maior pureza e fulgor pela Trindade”.


CONTEMPLAR

O Batismo do Cristo, s.d., Daniel Bonnell, óleo sobre tela, 92” x 46”, Igreja Missionária Baptista do Monte Calvário, Carolina do Sul, Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário