O Caminho da Beleza 09
Leituras para a travessia da vida
“O conceito de
sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento,
amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a
verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).
“Quando recebia
tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima
alegria” (Jr 15, 16).
“Não deixe cair a
profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes
de sua passagem).
II
Domingo do Tempo Comum 18.01.2015
I Sm
3,3-10.19 1 Cor 6,
13-15.17-20 Jo 1, 35-42
ESCUTAR
“Fala,
que teu servo escuta” (1 Sm 3, 10).
“Glorificai
a Deus com o vosso corpo” (1 Cor 6, 20).
“Rabi,
onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver” (Jo 1, 38-39).
MEDITAR
Meu
Deus, eu rezo melhor para Ti respirando. Rezo melhor para Ti andando do que
falando (Thomas Merton).
É uma
decisão custosa escolher a vida, mas isso é definitivamente o que os seguidores
de Jesus devem fazer. Escolher a vida, agarrar a vida, entrar na vida e clamar
pela vida. Isto requer uma nova visão, nascer do Espírito, escapar dos debates
sobre superioridade religiosa ou da forma ou lugar mais adequado de se rezar.
Esta decisão nos abre a novas dimensões assustadoras do que significa ser
humano (John Shelby Spong).
ORAR
O Senhor não tem uma voz reconhecível, e como Samuel,
podemos confundi-la com outras vozes que nos chamam. O Senhor não fala a língua
dos textos sagrados das religiões e muito menos se abriga nas rubricas de um
missal. O Senhor fala o dialeto do povo e, por mais que queiramos, permanece
sempre inesperado. Sua voz é discreta e contida: “Naquele tempo era rara a
palavra do Senhor e as visões não eram abundantes” (1 Sm 3, 1). Seus convites
são sussurros, uma pergunta que nos perturba intimamente e mínimos
acontecimentos que provocam uma estranha ressonância no coração. O Senhor nos
incita a não faltar ao encontro e a responder: “Estou aqui!”. Jesus recusa a
satisfazer as petições infantis de segurança e proteção. Jesus propõe uma
travessia a ser construída e não um molde em que todos são quase idênticos. O
Senhor sempre nos oferece um encontro situado e datado na ternura do Seu
coração: “era por volta das quatro da tarde” diz o evangelista. Nada pode
substituir este encontro pessoal: nem o conhecimento doutoral de Deus; nem a
prática das virtudes; nem a obediência restrita às normas e leis do “bom
cristão”. Jesus nos propõe não uma doutrina segura, uma lista interminável de
coisas para acreditar e saber de cor, mas uma descoberta que se dá sempre numa
experiência perturbadora: “Vinde ver!”.
CONTEMPLAR
Midrash IX (detalhe), 2004, Yara Martins (1946-),
óleo sobre tela, 80 cm x 80 cm, Curitiba, Brasil. Midrash é
a leitura-busca amorosa do Senhor, do sentido de sua Palavra, para atualizá-la
e colocá-la em prática.
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