segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O Caminho da Beleza 08 - Batismo do Senhor

O Caminho da Beleza 08
Leituras para a travessia da vida

“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).


Batismo do Senhor                    12.01.2014
Is 42, 1-4.6-7                      At 10, 34-38                       Mt 3, 13-17


ESCUTAR

 “Assim fala o Senhor: ‘Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus o meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações’” (Is 42, 1).

“De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10, 34-35).

“Mas João protestou, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim” (Mt 2, 14).


MEDITAR

“A vida não é um sonho, um plano do homem; ela é um consentimento. Deus nos guia pelos fatos: cabe a nós dizer sim ou não” (Abbé Pierre).

“Eu tenho o sentimento de me banhar em Deus como uma gota no oceano, como uma estrela na obscuridade da noite, como um pássaro no sol do verão, como um peixe na água. Mais ainda: eu me sinto em Deus como uma criança no seio de sua mãe; seu ser que me envolve com amor marca os limites da minha própria liberdade” (Carlo Carretto).


ORAR

No batismo do Senhor há nova epifania, uma nova proposta de luz, um novo convite para abrir os olhos. As manifestações do Senhor continuam. O batismo de Jesus se emoldura no quadro do relato do profeta e o Espírito acompanha e sustenta o Servo na sua empreitada. Jesus tem como missão manifestar o desígnio de Deus de que a justiça e o amor vão além das fronteiras de Israel. Esta empreitada não se realiza com as armas da força, do poder, das ameaças, dos medos e dos castigos, mas com a humildade, doçura, mansidão e compreensão. O Servo anuncia o perdão e a misericórdia e por isto não tem necessidade de gritar e nem de clamar. Cristo proclama que veio salvar o que estava perdido e por isto e para isto pousa sobre Ele a palavra solene do Pai: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. O teólogo dominicano Schillebeeckx afirma: “A luz de Deus parece que só pode queimar na terra como azeite de nossas vidas. Sobretudo com o azeite da justiça e do amor”. Ser discípulo não significa desempenhar o papel de mestres que querem doutrinar os outros, mas apresentar-se como simples alunos na espera impaciente de ser ensinados por Deus, por sua Palavra, pela história e pelos outros homens e mulheres. Se quisermos encontrar um cristão, precisamos entrar na casa de outras pessoas diferentes de nós.


CONTEMPLAR


Nós somos batizados em Jesus Cristo, somos batizados em sua morte, Georges Rouault, 1945, prancha 30 da série Miserere, gravura em metal, 552 x 424 mm, Fundação Georges Rouault, Paris, França.



Nenhum comentário:

Postar um comentário