O Caminho da Beleza 10
Leituras para a travessia da vida
“A
beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de
nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus
porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca
do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).
“Quando
recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha
íntima alegria” (Jr 15, 16).
“Não
deixe cair a profecia” (D.
Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).
III Domingo do Tempo Comum 27.01.2013
Ne 8, 2-6.8-10 1 Cor 12, 12-30 Lc 1, 1-4; 4,14-21
ESCUTAR
“E Neemias disse-lhes: ‘Ide para vossas casas e comei carnes gordas,
tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é
santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será
a vossa força’” (Ne 8, 10).
“De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos
batizados num único Espírito para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos
de um único Espírito” (1 Cor 12, 13).
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”
(Lc 1, 21).
MEDITAR
“Minha vida é só um instante, uma hora passageira. Minha vida é
somente um dia que me escapa e foge. Tu sabes, ó meu Deus! Para te amar sobre a
terra não tenho nada a não ser hoje! (Santa Teresa do Menino Jesus).
“Deus é o único amigo que não coloca um fim à solidão essencial. Ele é
aquele em que a solidão enquanto tal se realiza. Não é somente porque Ele é tão
terno e tão discreto, nem porque Ele é tão grande que não podemos compreendê-Lo.
É também porque nosso desejo de solidão não é absolutamente um desejo de nós
mesmos, mas o desejo deste amor interior e deste diálogo” (Urs von Balthasar).
ORAR
Na Bíblia, o falar de Deus é dirigido
essencialmente a um povo. A Bíblia não é um livro de oráculos em que cada um
pode projetar as próprias ideias ou que lhe é mais conveniente para a sua
cultura religiosa, para a sua devoção ou para as polêmicas contra os próprios
adversários. A Bíblia “se enfraquece” quando se converte em objeto de uma busca
individualista. A primeira leitura descreve o ato inaugural da nova comunidade
israelita depois da volta do exílio. Há uma liturgia solene para a qual é
convocado todo o povo, não só os homens, mas também as mulheres e as crianças.
É um dia profético que destaca a qualidade sacerdotal de todo o povo e não
somente a dos encarregados do culto. O Templo está em ruínas, destruído, mas a
Palavra de Deus está viva e presente para reunir os dispersos e reconstruir um
povo. Pela primeira vez, temos a notícia da construção de um ambão, uma espécie
de púlpito, para aquele que deveria proclamar a Palavra: “Esdras, o escriba,
estava de pé sobre um estrado de madeira erguido para este fim”. Os textos
lidos são explicados, na busca de seu sentido, como uma tradução parafraseada,
fiel e, ao mesmo tempo, livre, a qual se deu o nome de Targum. O povo ao ouvir as palavras reagia com temor e gozo, pois a
palavra de Deus é uma espada de dois gumes: uma palavra que penetra os ossos, coloca
a descoberto as ações e as intenções secretas do coração. Esta Palavra arranca
o véu das nossas aparências e as máscaras das nossas hipocrisias. O evangelista
apresenta Jesus, na sinagoga de Nazaré, atualizando as palavras do profeta:
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Jesus cria
um novo hoje para todos os seus seguidores. Devemos “ler” a Bíblia e escutar a
Palavra que Deus nos dirige para que possamos anunciar ao mundo a novidade de
que Deus sonha grandes coisas para o homem. Estas grandes coisas não são nem a
organização de uma religião mais perfeita nem um culto mais digno. Estas
grandes coisas são levar a libertação, a esperança, a luz e a graça aos mais
pobres e desafortunados. Esta é a opção do Espírito de Deus que anima e
sustenta a vida inteira de Jesus. E devemos sempre dar graças que, na sua bondade,
Ele jamais poderá não querer nos amar (Maître Eckhart).
CONTEMPLAR
Cristo Benedicente, Giotto
(?), segundo decênio do século XIV, painel central do Políttico Peruzzi, Museu de Arte, Kress Collection, Releigh,
Carolina do Norte, Estados Unidos.
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