terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Caminho da Beleza 10 - IV Domingo do Tempo Comum

O Caminho da Beleza 10
Leituras para a travessia da vida


A beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).



IV Domingo do Tempo Comum                   29.01.2012
Dt 18, 15-20                       1 Cor 7, 342-35                 Mc 1, 21-28


ESCUTAR

“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar” (Dt 18, 15).

“Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações” (1 Cor 7, 35).

“Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei” (Mc 1, 22).


MEDITAR

“Por que Jesus Cristo pode estar no interior de cada um de nós? Porque ele é vazio, vazio, vazio, radicalmente, deste eu possessivo do qual estamos todos doentes” (Maurice Zundel).

“O que dará o homem que tenha o valor da sua vida? Nada, se não for sua própria vida. A única coisa que poderíamos dar que tenha o valor de nossa vida é a nossa vida. E ter fé é acreditar que isto não é um suicídio” (Cardeal Lustiger).


ORAR

O profeta é escolhido por Deus para ser um homem da palavra. Ele não é alguém que escolhe uma carreira ou profissão. Ele é responsável por uma mensagem que não é sua, mas também não é um simples repetidor. O profeta é um provocador de crises e nos obriga a tomar posição: “Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome”. É um homem condenado à fidelidade à Palavra de Deus. O profeta, em todos os tempos, é dotado de olhos abertos ao invés do oportunismo; de liberdade ao invés do servilismo e conformismo; de coragem ao invés do medo; de inteligência ao invés da superficialidade; de paixão ao invés da indiferença e de humildade ao invés da presunção e do protagonismo. O profeta só sabe a autenticidade da sua vocação quando incomoda, cria opositores e recebe injúrias mais do que privilégios. O médico Albert Schweitzer afirmava: “Se não dizeis coisas que desagradam alguém não podereis afirmar que dissestes a verdade”. Jesus testemunha de que não é a palavra que deriva da autoridade, mas a autoridade que deriva da palavra. Uma palavra que não incomoda e nem provoca reações é uma palavra emburrecida e, portanto, a verdadeira derrota da palavra. A palavra de Deus não pode ser pretexto para se falar de outra coisa. As igrejas abafam a Palavra quando valorizam os casuísmos, quando se imiscuem nas disputas de poder que nada têm a ver com a mensagem original do Evangelho. Não se pode falar de outra coisa quando se fala de Deus. Jesus testemunha que os inimigos do homem são inimigos de Deus e que tudo o que ameaça a dignidade humana constitui uma blasfêmia contra a glória de Deus. O homem, para Jesus, é assunto de Deus. Jesus ensina com autoridade, quer que sejamos homens livres e, por esta razão, homens de Deus, por isso expulsa os demônios interiores que nos escravizam ainda que seja no dia sagrado do sábado. Os demônios são o caos existente na fragmentação espiritual das pessoas e da sua autodestruição contínua: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir?” Jesus tem a liberdade de infringir a regra sagrada quando se trata de libertar as pessoas que sofrem. A comunidade eclesial deve cantar como a Esposa do Cântico dos cânticos: “Ouvi, pois chega meu amado saltando sobre os montes, pulando pelas colinas!” (Ct 2, 8) e rezar com toda a Igreja: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20). Vem nos arrebatar para além de nós mesmos, na casa paterna onde, no banquete nupcial do Cordeiro, comeremos e beberemos Contigo.


CONTEMPLAR

Jesus e o demônio, Bhanu Dudhat, 2008, acrílico sobre tela, 30” x 24”, Gujarat, Índia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário