sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O Caminho da Beleza 10 - III Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

III Domingo do Tempo Comum                   26.01.2020
Is 8, 23-9,3             1 Cor 1, 10-13.17               Mt 4, 12-23


ESCUTAR

Para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9, 1).

Sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós (1 Cor 1, 10).

“Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo” (Mt 4, 17).


MEDITAR

Eu vou te ajudar, meu Deus, a não desapareceres em mim, mas não posso garantir nada de antemão. Uma coisa, entretanto, me parece cada vez mais clara: não é tu que podes nos ajudar, mas somos nós que podemos te ajudar – e, fazendo isso, nós nos ajudamos a nós mesmos. Isso é tudo que nos é possível salvar nessa época e é a única coisa que importa: um pouco de ti em nós, meu Deus.

(Etty Hillesum, 1914-1943, Holanda)


ORAR

       Nós o sabemos e nós devemos acreditar, Deus colocou esse mundo em nossas mãos. Não é o mundo, não é a História que deve nos salvar. Mas somos nós que devemos salvar o mundo. Deus quis ter a necessidade de nossa indigência. Não há nada maior, nada que verdadeiramente possa nos comover mais que esse amor de Deus, que não quis apenas se doar a nós, mas ainda quis assumir a nossa humanidade, nossa pobreza, como se para realizar a sua obra ele necessitasse de nossa miséria, como se, sem nós, ele não pudesse salvar o mundo! A desproporção infinita que existe entre o que nós somos e a missão que nos é confiada é preenchida pela misericórdia e poder divinos. Preenchida em que medida? Na medida de nossa fé. Na medida em que nos abandonamos à força de Deus. É preciso que nós nos sintamos verdadeiramente como instrumentos do Todo-Poderoso. Nós só podemos nos abandonar ao Senhor: essa é a nossa sabedoria. Aquele que nos enviou não nos deixa só. Se ele cumpriu a vontade do Pai é porque ele não estava só. “Eu não estou só”, ele proclamou em seu discurso após a ceia. Assim ele nos ensina, a nós também, a não nos sentirmos só, mas a sentirmos sua presença: ele caminha conosco. Como aliás Deus poderia nos enviar para a luta se ele mesmo, por seu Espírito, não vivesse em nossos corações? E como os homens poderiam esperar realizar a obra de Deus, se Deus mesmo não vivesse neles? Devemos verdadeiramente perceber que o Cristo nos ajuda, que ele mesmo está conosco, que é ele que se expande em nossa vida. Nossa vida não é apenas a nossa, é também a vida mesma do Cristo presente hoje, como ele foi antes em nossa condição terrestre, na humildade e na pobreza. A humildade de sua vida não o impediu de realizar a salvação do mundo. Bem ao contrário, foi precisamente na fraqueza que ele pode realizar a obra que Deus lhe havia confiado. A fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens.

(Divo Barsotti, 1914-2006, Itália)


CONTEMPLAR

Camaradagem, 2019, Campo de gado de Mundari, Sudão do Sul, Trevor Cole, Monochrome Photography Awards 2019, Reino Unido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário