segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Caminho da Beleza 08 - Batismo do Senhor


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

Batismo do Senhor                    12.01.2020
Is 42, 1-4.6-7                      At 10, 34-38                       Mt 3, 13-17


ESCUTAR

 “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma” (Is 42, 1).

“Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos” (At 10, 38).

O céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele (Mt 3, 16).


MEDITAR

Como nos enganamos fugindo do amor!
Como o desconhecemos, talvez com receio de enfrentar
sua espada coruscante, seu formidável
poder de penetrar o sangue e nele imprimir
uma orquídea de fogo e lágrimas.
Entretanto, ele chegou de manso e me envolveu
em doçura e celeste amavios.
Não queimava, não siderava; sorria.
Mal entendi, tonto que fui, esse sorriso.
Feri-me pelas próprias mãos, não pelo amor
que trazias para mim e que teus dedos confirmavam
ao se juntarem aos meus, na infantil procura do Outro
o Outro que eu me supunha, o Outro que te imaginava,
quando – por esperteza do amor – senti que éramos um só.

(Carlos Drummond de Andrade, 1902-1987, Brasil)


ORAR

       Na consciência religiosa universal, as águas são percebidas às vezes como fazendo morrer e como fazendo viver. Elas são as águas da morte, o abismo onde os seres desaparecem e morrem – e as águas da vida que dão o nascimento, fertilizam e regeneram. O simbolismo da água é, portanto, ambivalente: não há vida sem água; no ventre de sua mãe, a criança cresce nas águas. Na Bíblia, o mundo saiu do caos original, essencialmente úmido, porque Deus separa as águas do alto das águas de baixo e, da massa das águas, seca-o, para fazer surgir a vida. Essas mesmas águas são também as do dilúvio destruidor de toda vida e as das nossas inundações. Mas o dilúvio é também o relato de uma nova criação e de uma regeneração. Não há nos evangelhos nenhuma cena onde Jesus tenha “instituído” alguma coisa que fosse nomeada como batismo. Aliás os ritos de ablução pela água e o termo batismo já existiam nos meios judaicos da época. É dessa forma que João, o profeta do deserto, batizava no Jordão um “batismo de penitência para a remissão dos pecados”. Tudo começa com o batismo de Jesus por João, o Batista, no Jordão. Porque Jesus “transforma”, por uma operação propriamente “cristã” o batismo da água em batismo da água e do Espírito. O Espírito mesmo intervém sob o símbolo de uma pomba, o que evoca a criação original onde, segundo o Genesis, o Espírito pairava sobre as águas. É desse batismo vitorioso do Cristo nas águas da morte que as águas batismais cristãs tiram sua origem. Porque esse batismo é uma parábola de sua Paixão: descendo nas águas da morte, ressurgiu na Ressurreição. Jesus, que chamou sua morte próxima um “batismo” ou um “cálice” que devia beber, irá para sua paixão. E é assim que o batismo da água se torna para ele um batismo de sangue. Por isso o Evangelho de Mateus se conclui sob a ordem batismal: “Ide, de todas as nações fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

(Bernard Sesboüé, 1929-, França)


CONTEMPLAR

S. Título, 2014, praia da Carmem, México, Amanda Cotton, Monochrome Photography Awards, 2014, Estados Unidos/Reino Unido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário