segunda-feira, 6 de março de 2017

O Caminho da Beleza 16 - II Domingo da Quaresma

Muitos pensam de modo diferente, sentem de modo diferente. Procuram Deus ou encontram Deus de muitos modos. Nesta multidão, nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus. Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça.
(Papa Francisco, 2016)

Não temos um só Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que trabalhamos tão perfidamente uns contra os outros?
(Ml 2, 10)

II Domingo da Quaresma                   12.03.2017
Gn 12, 1-4                2 Tm 1, 8-10                       Mt 17, 1-9


ESCUTAR

O Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa de teu pai e vai para a terra que eu vou te mostrar” (Gn 12, 1).

Caríssimo, sofre comigo pelo evangelho, fortificado pelo poder de Deus (2 Tm 1, 8).

“Levantai-vos e não tenhais medo” (Mt 17, 7).


MEDITAR

Tu que iluminas a terra
e seus habitantes com misericórdia,
e que na tua bondade renovas sempre,
a cada dia, a obra da criação...
Deus eterno, na tua grande misericórdia
tem compaixão de nós,
Senhor da nossa força,
rocha do nosso abrigo,
escudo da nossa salvação,
nosso único refúgio.

Bendito és tu, Senhor,
que formas os luminares.

(Formador da Luz, Yoser’or, Judaísmo)


ORAR

Temos que ler os Evangelhos para buscar o esplendor da Vida e a Vida Eterna. Quando o Senhor chama, arranca todas as seguranças e nos tira do conforto em que nos movemos. A fé é uma viagem, uma travessia interminável e nosso vínculo com o Senhor é mantido no meio de uma série de rupturas, pois Ele não nos alimenta de certezas, mas de promessas; não oferece conquistas, mas bênçãos. A realidade apresentada é um caminho que nunca termina. Se Abrão aparece como um nômade desgarrado, Pedro emerge com uma fé sedentária protegida numa tenda. O cristão caminha esperando e espera caminhando, pois somos chamados a partir e a nos comprometer com uma travessia. Só poderemos escutar Jesus seguindo-O. Ele é um mestre itinerante: caminha e aprenderás, caminha e verás, caminha e descobrirás. É no caminho com Ele que nos transfiguramos e vamos além de um bronzeado espiritual. Pedro deseja prolongar a experiência da Luz e não tem pressa para sair. Jesus nos revela que basta um instante para fixar, na eternidade, a face de todo ser humano apesar da banalidade do cotidiano em que vivemos, pois “todo homem é uma história sagrada” (Jean Vanier). Basta do apego a um passado idílico em que nos movemos mais com um instinto de conservação do que de renovação. A misericórdia está acima de tudo e a Igreja de Jesus não recebe um ministério de julgamento e condenação, mas o ministério da reconciliação. Jesus nos apela a não termos medo e o encontro pessoal com Ele nos liberta de todos os medos, apruma as vértebras e nos mantém de pé. É preciso aprender a ouvir o Bem Amado escondido na gruta secreta do nosso coração e pronto para se deixar transfigurar. Basta um olhar de ternura: este é o olhar que nos salva, pois é o olhar do Cristo na face de todos os viventes.


CONTEMPLAR

Folha em Ardósia, Jim Brandenburg (1945-), Minnesota, Estados Unidos. Acessado em http://www.jimbrandenburg.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário