terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Caminho da Beleza 45 - XXVI Domingo do Tempo Comum

XXVI Domingo do Tempo Comum             25.09.2016
Am 6, 1.4-7             1 Tm 6,11-16                       Lc 16, 19-31


ESCUTAR

“Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria!” (Am 6, 1).

“Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão” (1 Tm 6, 11).

“E além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós” (Lc 16, 26).


MEDITAR

Vocês já pensaram nos talentos que Deus vos deu? Já pensaram na maneira pela qual vocês podem se colocar a serviço dos outros? Não enterrem vossos talentos! Abracem os grandes ideais, esses ideais que alargam o coração, esses ideais que tornam vossos talentos fecundos (Francisco, Audiência Geral, 24 de abril de 2013).


ORAR

O homem rico não tem nome. Sua vida é vazia, cheia de temores e vivida em seu próprio favor. Seu anonimato simboliza os que, pela sua ostentação, já se condenaram ao esquecimento de Deus. O mendigo não tem nada, recolhe somente as migalhas que caem da mesa e recebe a compaixão dos cachorros que lambem suas feridas. O mendigo tem um nome, Lázaro, diminutivo de Eliezer, que significa “Deus traz ajuda”. O homem rico era um idólatra do dinheiro e, por esta razão, não estava aberto às necessidades de Lázaro. Somente a palavra profética do Evangelho pode libertar os que amam a riqueza e o poder. A palavra de Deus basta e sobra. Neste evangelho, o rico não é julgado como explorador e nem se diz que é um ímpio apartado da Aliança. Diz-se, simplesmente, que ele desfrutou a sua riqueza ignorando o necessitado. O rico exclui o pobre da sua vida e o seu pecado é a indiferença. Todos podem se tornar, cegos, surdos e vagarosos e está morto quem não tem mais a capacidade e o élan de mudar sua atitude. Todos podemos, além do dinheiro, ter o coração endurecido de um rico, indiferente ao que acontece à nossa volta, virando o rosto e fechando as narinas aos miseráveis que atravessam nosso caminho. Jesus só nos pede a conversão para a justiça e a partilha fraterna, pois um lázaro qualquer de nossas vidas, o menor entre os menores, é e será sempre o que poderá interceder por nós diante Daquele que vive e reina com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!


CONTEMPLAR

S. Título, entre as décadas de 1960 e 1970, São Francisco, Estados Unidos, Nacio Jan Brown, Berkeley, Estados Unidos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário