O Caminho da Beleza 35
Leituras para a
travessia da vida
“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente
diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo
tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma
beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).
“Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu
prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).
“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara,
1999, dias antes de sua passagem).
XVII Domingo do Tempo Comum 26.07.2015
2 Rs 4, 42-44 Ef
4, 1-6 Jo 6, 1-15
ESCUTAR
“Comerão e ainda sobrará” (2 Rs
4, 43).
Com toda humildade e mansidão,
suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor (Ef 4, 2).
“Onde vamos comprar pão para
que eles possam comer?” (Jo 6, 5).
MEDITAR
O infinito íntimo/Eis o que
aspiramos conhecer:/O infinito íntimo/Revelado pelo espírito de Deus/Ao próprio
Deus/Que se comunica o homem/Encarnand0-se nele.../O infinito íntimo/O núcleo
simplíssimo de Deus/que em nós anônimo reside/E pelo qual amamos e nos restauramos,/Que
inspira a paternidade de Deus,/Sua encarnação e processão (Murilo Mendes).
Se nós fossemos capazes de ver
Cristo em nosso próximo, acreditariam vocês que seriam necessárias armas e
generais? Frequentemente, nós cristãos, pregamos um Evangelho que não vivemos.
Tal é a razão pela qual o mundo não crê (Teresa de Calcutá).
ORAR
Jesus
impede que a comunidade se feche em si mesma e exige que enfrente os problemas
e as dificuldades dos outros. A comunidade eclesial é plena quando constrói e
encontra a sua própria identidade ao assumir as preocupações dos outros como
assunto seu. Só uma Igreja disposta a perder pode representar e ser um sinal de
uma esperança concreta no deserto do mundo. A Igreja que serve o mundo é uma
Igreja pobre, modesta e sem importância. No monte, todos comem juntos, sentados
na relva, como homens e mulheres livres, pois o Reino já está no meio de nós
(Lc 17, 21). O evangelista recorre à figura do menino para simbolizar que o
mínimo é o ponto de origem do qual sairá a maximização do dom do Pai. O menino
entrega a totalidade do que tem e é este tudo que será repartido. Como este
menino, tudo que temos devemos entregar para saciar a necessidade de todos. E
todo o mínimo que o menino entrega – cinco pães e dois peixes – transforma-se
no máximo da abundância: doze cestos cheios. A eucaristia é perigosa para
qualquer sistema político e religioso que ignore as aspirações humanas. Ela é
um protesto contra as injustiças. Ela é dar muito mais do que se possa
consumir, pois é a loucura de viver em abundância e de se beber, gratuitamente,
do manancial da Vida (Ap 22, 17). A multiplicação dos pães e dos peixes nos faz
conhecer a exigência última do Evangelho de Jesus: a sua Igreja sempre come
depois! Meditemos as palavras de Bonhoeffer: “Nós, cristãos, não poderemos
jamais pronunciar a última palavra da fé se antes não tivermos pronunciado a
penúltima palavra da justiça e da compaixão”.
CONTEMPLAR
Centro
de nutrição para crianças em Korem, Etiópia, 1984, Sebastião
Salgado, foto, Centro Nacional de Fotografia, Paris, França, 1993.
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