terça-feira, 30 de junho de 2015

O Caminho da Beleza 31 - Festa de São Pedro e São Paulo

O Caminho da Beleza 31
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



Festa de São Pedro e São Paulo                   28.06.2015
At 12, 1-11                2 Tm 4, 6-8.17-18             Mt 16, 13-19

ESCUTAR

Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele (At 12, 5).

Caríssimo, quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida (2 Tm 4, 6).

“Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (Mt 16, 17).


MEDITAR

Se você ama será crucificado; se não ama, você já está morto (Timothy Radcliffe).

Não.... permanecer e transcorrer/Não é perdurar, não é existir/ E nem honrar a vida!/Há tantas maneiras de não ser/Tanta consciência sem saber, /adormecida.../Merecer a vida, não é calar e consentir/Tantas injustiças repetidas.../É uma virtude, é uma dignidade/É a atitude de identidade mais definida!/Isto de durar e transcorrer não nos dá o direito/De presumir, porque não é o mesmo que viver/Honrar a vida (Eladia Blázquez e Mercedes Sosa).


ORAR

            Comemoramos neste domingo a festa do Papa e devemos nos concentrar em torno de Pedro que foi escolhido por Jesus para responder pelos Doze e administrar as responsabilidades da evangelização. A Igreja valoriza a diversidade das culturas para que nenhuma obsessão de unanimidade a transforme numa promotora de exclusão. Ao ordenar aos seus discípulos – “não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura, nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias e nem bastão” (Mt 10, 9-10) –  não o faz para penalizá-los, mas para que peçam ajuda aos outros e dependam da sua generosa hospitalidade. A Igreja de Jesus deve ser peregrina, hospitaleira e em permanente êxodo, sobretudo deve ser a Igreja do Perdão. Como afirmou Francisco: “A mãe Igreja não fecha as portas para ninguém, para ninguém! Nem mesmo para o mais pecador, para ninguém! E faz isso pela força, pela graça do Espírito Santo. A mãe Igreja abre, escancara suas portas para todos, porque é mãe” (24.05.2015). O Cristo perdoou o pecado da negação de Pedro e o pecado da perseguição de Paulo. São Antonio de Pádua pregava: “Jesus pediu a Pedro que apascentasse as suas ovelhas, não que as tosquiasse”.       Jesus também não pede aos seus discípulos uma obediência cega, mas os convida sempre a refletir e a julgar: “Que vos parece?” (Mt 21, 28); “Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?” (Lc 12, 57); “Qual é a vossa opinião?” (Mt 13, 51); “Compreendestes tudo isso?” (Mt 13, 51). Jesus conhece a limitação do seu discipulado, mas o ama acima de tudo. Sabe que é próprio da fragilidade humana vacilar e pecar por meio da covardia, omissão, conivência e traição, diante do exigido pela Boa Nova: o de não se deixar dominar pela ganância do dinheiro e do prestígio; pela ânsia do poder e do status social e clerical, mas o de se tornar livre para Deus que é glorificado pelos que amam.


CONTEMPLAR

São Pedro e o Anjo (c. 1650), Giovanni F. Barbieri (Il Guercino) (1591-1666), desenho, giz vermelho sobre papel, Galeria de Arte do Sul da Austrália.






Nenhum comentário:

Postar um comentário