segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Caminho da Beleza 43 - XXIV Domingo do Tempo Comum


O Caminho da Beleza 43
Leituras para a travessia da vida


A beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).


 XXIV Domingo do Tempo Comum             16.09.2012
Is 50, 5-9a              Tg 2, 14-18              Mc 8, 27-35


 ESCUTAR

“Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que vai me condenar?” (Is 50, 7-9).

“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? A fé se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensação, alguém poderá dizer: ‘Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras’” (Tg 2, 14.17-18).

“Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: ‘Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens’” (Mc 8, 32-33).

MEDITAR

“A força do amor é também sua fraqueza: o amor sempre é vulnerável. Se ele quiser parar de sê-lo, ele se renega. O amor que quer se defender ou se justificar se transforma no seu contrário: o ódio. Sua fraqueza é a maior força do mundo: a fraqueza do Cristo” (Cardeal Jean Marie Lustiger).

“Morrer para uma religião é mais simples do que vivê-la plenamente” (Jorge Luis Borges).

ORAR

Pedro nega o Servo do Senhor e a profecia de que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei. Jesus encara Pedro abertamente e compromete os discípulos tomando-os como testemunhas: “Vai para longe mim, Satanás!”. Pedro não aceita participar de uma causa perdida e nem assumir uma mentalidade de fracassado. E ao recusar a lógica da paixão se coloca longe do Senhor. Na lógica da Cruz, a glória, a importância e o prestígio numa dimensão terrena são precisamente o oposto de tomar a cruz e negar-se a si mesmo. Não se pactua com Satanás e a sua derrota se dá no terreno do Calvário. O Servo do Senhor não se rebelou e nem desviou o rosto dos bofetões e cusparadas. Jesus testemunha que em todas as nossas obras é necessária a negação de si mesmo, a recusa de toda vontade de poder, de êxito e de publicidade. A fé é vida, páscoa, alegria e um abrir-se ao Deus infinito: “Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito” (Mt 5, 48). A fé que não se pretenda estéril deve ser orientada para a prática do amor e da solidariedade. Tiago nos previne que as “belas palavras” são vento e hipocrisia se não trazem lenitivo ao sofrimento dos nossos irmãos. Cada vez que Jesus evoca a sua Paixão é incisivo: “Quem se empenha em salvar a vida, a perderá; quem perder a vida por mim, a encontrará” (Mt 16, 25). Os atos são a respiração da fé, pois a fé não é uma bagagem, mas um caminho pelo qual, graças à atenção dada aos nossos irmãos, descobrimos o próprio Deus. Meditemos as palavras de Roger Garaudy, filósofo marxista, precursor do diálogo cristão-marxista em tempos de Vaticano II e, posteriormente, convertido ao cristianismo e, em seguida, ao budismo: “Vós, os detentores da grande esperança que Constantino nos roubou, gente de Igreja, devolvei-O a nós. A sua vida e sua morte também nos pertencem, pertencem a todos aqueles para os quais têm sentido. A nós que aprendemos dele que o homem é criado criador”. Nestes tempos de diálogo inter-religioso, o Cristo não deve e nem pode ser um obstáculo ou um muro que nos separa, mas o símbolo da união, da fraternidade e do amor. Devemos aceitar, no seu seguimento, sermos pequenos grãos de trigo que, ao cair na terra, morrem para não ficar sós, mas para produzir muitos frutos (Jo 12, 24). Satanás anda no meio de nós, oferecendo-nos alternativas para que não tenhamos que entregar nossas vidas até o fim, para que desistamos do caminho um dia escolhido. Satanás nos oferece vantagens, seduz-nos com as honrarias dos homens, facilita-nos o ganho fácil e a ostentação do sucesso. O Cristo nos oferece o lenho da Cruz, a abominação, a dor e, finalmente, o Reino dos Céus.

CONTEMPLAR

A Crucifixão de São Pedro, Michelangelo Merisi, Caravaggio, 1600-01, óleo sobre tela, 230 x 175 cm, Capela Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma, Itália.






Nenhum comentário:

Postar um comentário