segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Caminho da Beleza 31 - XII Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

XII Domingo do Tempo Comum                 21.06.2020
Jr 20, 10-13                        Rm 5, 12-15            Mt 10, 26-33


ESCUTAR

“O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos” (Jr 20, 11).

A graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos (Rm 5, 15).

“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido” (Mt 10, 26).


MEDITAR

O que o medo é: um produzido dentro da gente, um depositado; e que às horas se mexe, sacoleja, a gente pensa que é por causas: por isto ou por aquilo, coisas que só estão é fornecendo espelho. A vida é para esse sarro de medo se destruir; jagunço sabe... O medo é a extrema ignorância em momento muito agudo.

(João Guimarães Rosa, 1908-1967, Brasil)


ORAR

       É sempre no Cristo que o homem e Deus se encontram, é sempre no Cristo que o homem acede à realidade de sua humanidade. “Ser conforme Àquele que se tornou homem, é ser um homem real” (D. Bonhoeffer). Na medida em que aceitamos não trapacear, nós reencontramos Aquele que não tem sido senão “sim”... Há apenas uma condição requerida: viver sua vida com pleno consentimento, superando, assim, no Cristo, a tríplice tentação: a do medo, a da revolta, a da solidão. Então, o Mistério do Cristo “vindo do Pai... indo ao Pai... entregando sua vida, por amor, aos seus irmãos” se revela e começa a aparecer, procedente da profundeza do homem. Então, o homem “torna-se aquilo que ele é”, pois o Mistério do Cristo constitui, em última análise, a própria estrutura de toda existência humana autêntica... Trata-se de reencontrá-lo: para os cristãos, este senso já está lá, no mais íntimo deles mesmos. Eles podem dizer, com São Paulo: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). O eu excluído é o eu egoísta e concentrado em si mesmo, o eu do medo, da solidão, da revolta. É um eu superficial, ávido de colecionar suas diferenças, de acumular suas seguranças, inquieto pelo terreno onde ele poderá colocar sua glória. Ora, “Para mim, Viver é o Cristo”. Tal é a realidade da existência cristã: “Associado ao Mistério Pascal, tornando-se conforme ao Cristo na morte, mas fortificado pela esperança, o cristão prepara a Ressurreição” (Gaudium et Spes 22, 4). Mas, em relação à sua própria experiência, S. Paulo nos ensina também que morte e ressurreição não são apenas etapas a transpor uma após outra.  Elas são o outro lado de todo engajamento real de nossa liberdade. Todo ato livre é um ato de amor e de fé, pelo qual “quem perde sua vida ganha-a”. O homem não existe como homem senão na medida em que, em face do desconhecido, ele se aproxima dos outros, ele consente em seus limites, aceitando sua pobreza na profundidade de sua audácia.

(Joseph Thomas, 1915-1992, França)


CONTEMPLAR

Pe. Júlio Lancelotti durante distribuição de alimentos na paróquia São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, São Paulo, 2020, Ricardo Matsukawa/Uol, São Paulo, Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário