segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O Caminho da Beleza 53 - Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo


Já não quero dicionários consultados em vão. Quero só a palavra que nunca estará neles nem se pode inventar. Que resumiria o mundo e o substituiria. Mais sol do que o sol dentro do qual vivêssemos todos em comunhão, mudos, saboreando-a.

            (Carlos Drummond de Andrade)


Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo                 24.11.2019
2 Sm 5, 1-3              Cl 1, 12-20               Lc 23, 35-43


ESCUTAR

Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne” (2 Sm 5, 1).

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (Cl 1, 15).

“Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado” (Lc 23, 42).


MEDITAR

As pessoas mais frágeis são os lugares onde Deus reside. A pessoa vulnerável torna-se a presença de Deus. A experiência de ser amado em minha fraqueza: é lá que se encontra a inacreditável doçura de nosso Deus. Devemos todos descobrir nossa vulnerabilidade porque é precisamente o lugar onde nós somos amados.

(Jean Vanier, 1928-2019, Suíça)


ORAR

            Da mesma forma que Satã fez de Judas um condenado e lhe prepara uma corda no lugar de um trono, o Senhor fez do ladrão um justificado e lhe prepara o jardim das delícias no lugar da cruz. Satã arrancou do Cristo um de seus discípulos, o Senhor rivaliza e arranca de Satã um de seus discípulos. O povo infiel escolheu o ladrão Barrabás e obteve a morte do Senhor. O Senhor escolheu também um ladrão e obtém a vida do povo dos fiéis. Adão estendeu suas mãos para a árvore do conhecimento e transgride o mandamento de Deus. O ladrão estendeu suas mãos para a cruz do Cristo, a árvore da vida, e recebeu dela a vida. Tu, portanto, estendes também as mãos para a cruz, aproxime-se da mesa santa estendendo nela a mão e tu receberás a vida. O Senhor viu que o ladrão se inquietava, não pelo sofrimento, mas pela remissão dos pecados: também o exaltou acima de muitos. Ele viu que o ladrão não pedia uma recompensa por sua fé; então, ele apressa o advento de seus dons e lhe faz uma promessa imediatamente cumprida: “Hoje mesmo, estarás comigo no jardim das delícias, não no fim do mundo, mas hoje!” O Senhor manifesta assim a riqueza de sua misericórdia: ele dá ao ladrão ao passo que esse lhe dá a sua fé. Ele lhe concede gratuitamente dons imensos.  Ele derrama sobre ele seus tesouros e lhe carrega logo a seu jardim, onde, introduzindo-o, coloca-o sobre eles. Assim é a um ladrão que o Senhor confia seus tesouros! Adão, o justo, fecha o jardim tornando-se pecador; e é a um pecador convertido que vem se reabrir o jardim. Vós, portanto, hoje, abris as portas de vossos corações àquele que abriu as portas de seu Reino.

(Efrém de Níssibis, 306-373, Síria)


CONTEMPLAR

Flagrante, 2012-15, da Série “Crescendo na Escuridão", Mário Macilau (1984) , finalista do Lens Culture Exposure Awards 2017, Maputo, Moçambique.




Nenhum comentário:

Postar um comentário