segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Caminho da Beleza 26 - Pentecostes

O Caminho da Beleza 26
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).



Pentecostes                       24.05.2015
Gn 11, 1-9                Rm 8, 22-27                       Jo 7, 37-39


ESCUTAR

“Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu” (Gn 11, 4).

“Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26).

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior” (Jo 7, 37-38).


MEDITAR

Eu quero falar de Deus não nos limites, mas no centro, não nas fraquezas, mas sim na força, portanto não na morte e no pecado, mas na vida e no bom do ser humano (Dietrich Bonhoeffer).

Como cada um de nós é diferente, como cada um de nós é inigualável e único, como Deus não se repete jamais criando uma alma, ele dá a esta alma, ele confia a ela um brilho dele mesmo, ele a convida a exprimir sua Beleza, na sua própria linguagem, que é única (Maurice Zundel).


ORAR

Pentecostes não se limita a uma perspectiva eclesial estrita. Pentecostes significa a reunificação da humanidade. A unidade se realiza no pluralismo e o Espírito é princípio de unificação, mas também de diferenciação. A uniformidade representa a caricatura da comunhão no Espírito e o conformismo se configura como uma recusa do dom da liberdade. O Espírito Santo derruba todas as barreiras, suprime todas as linhas de demarcação e dilata nossos corações em comunhão. Não somos privilegiados, mas co-responsáveis pelo anúncio da Boa Nova. A Igreja de Jesus alcança a universalidade quando não sufoca, não manipula as particularidades, mas as incentiva e exalta. A unidade do mundo dar-se-á quando assumirmos as medidas de Deus sem aprisionar o Espírito em nossos rígidos esquemas de vida. Não podemos nos encerrar entre quatro paredes, pois fomos talhados para os desafios do mundo em que o mal parece reinar e vencer. A Igreja missionária que sai do cenáculo não conquista as massas, mas cada pessoa. É uma chamada pessoal. Recebemos os dons do Espírito e seus frutos: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, sobriedade e modéstia (Gl 5, 22). Nestes tempos surdos à Palavra, a oração se torna uma invocação ao Espírito Santo: o altar é o coração, o mundo é a oferenda e o fogo do Espírito consome tudo em seu amor.


CONTEMPLAR

O Espírito Santo, 2012(?), Latimer Bowen, Abilene, Texas, Estados Unidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário