O Caminho da Beleza 13
Leituras para a
travessia da vida
“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente
diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo
tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma
beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).
“Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu
prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).
“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara,
1999, dias antes de sua passagem).
VI Domingo do Tempo Comum 15.02.2015
2 Rs 5, 9-14 1 Cor 10, 31-11,1 Mc 1, 40-45
ESCUTAR
“Senhor,
se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito?” (2 Rs 5,
13).
Fazei
como eu, que procuro agradar a todos em tudo, não buscando o que é vantajoso
para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de serem salvos (1 Cor
10, 33).
Jesus,
cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse. “Eu quero: fica
curado!” (Mc 1, 41).
MEDITAR
Jesus
circulou tocando as pessoas. Ele tocou os corpos dos doentes. Ele tocou os
leprosos. Ele tocou até os mortos... Gandhi recusou deixar que os da casta mais
baixa no hinduísmo fossem chamados de “intocáveis”... A compaixão nos dá um
coração de carne. Isto significa que nós desejamos alcançar e tocar as pessoas
que os outros rejeitam (Timothy Radcliffe).
Se
há um mendigo à porta da Igreja, pedindo esmola, a missa foi mal rezada (Dom
Irineu Danelon, sdb).
ORAR
Paulo é enfático! Não diz para olharmos para
ele, mas seguir o seu exemplo e assumir como única referência o Cristo. Jesus,
no Evangelho, não vacila em infringir a regra, romper o cordão sanitário,
superar os mecanismos de exclusão e sair fora do círculo de proteção. Jesus tem
piedade, mas também está enojado porque os homens tentam resolver os problemas
dos leprosos pela exclusão. Jesus suprime
as fronteiras, destrói os muros seculares da separação, passa por cima dos
preconceitos e não aceita as discriminações religiosas. Para Jesus, existe
somente o homem e a mulher sem adjetivos e a porta, para Ele, só serve para
sair ao encontro daqueles que estão fora, ainda que seja um só. Somos nós,
cristãos, que nos preocupamos mais com a lista dos que estão presentes sem
jamais nomearmos os ausentes da nossa comunidade eclesial para os quais o
Cristo veio prioritariamente: “Se algum de vós tem cem ovelhas e perde uma, não
deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás da extraviada até encontrá-la?”
(Lc 15, 4). A celebração litúrgica deve ser interrompida quando fazemos
exclusões e discriminações. Nunca estaremos preparados
como exigem nossos pastores, salvo o orgulho de poucos, para merecermos os dons
gratuitos de Deus. O leproso, mantido
à distância é readmitido com todas as honras no centro da comunidade. Se não
fizermos o mesmo, quando celebrarmos uma festa em honra do Cristo, mais uma vez
O condenaremos a morrer “fora da cidade”.
CONTEMPLAR
São
Francisco abraçando um leproso, 2014, Julie Lonneman,
gravura, Cincinatti, Ohio, Estados Unidos, http://julielonneman.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário