segunda-feira, 5 de março de 2012

O Caminho da Beleza 16 - III Domingo da Quaresma

O Caminho da Beleza 16
Leituras para a travessia da vida


A beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).



III Domingo da Quaresma                 11.03.2012
Ex 20, 1-17              1 Cor 1, 22-25                    Jo 2, 13-25


ESCUTAR

“Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim” (Ex 20, 2-3).

“Irmãos, os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos!” (1 Cor 1, 22-23).

“Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio” (Jo 2, 16).


MEDITAR

“Dinheiro é sujo!” (Dietrich Bonhoeffer).

“Cada um tem uma vocação de amor particular. O amor não é uniforme, cada um o encarna à sua maneira, nas condições determinadas da sua vida pessoal. A vida não possui um sentido único, geral e válido para todo mundo. Não existe receita. O amor é sempre uma aposta pessoal” (Soeur Emmanuelle).


ORAR

Somos chamados a purificar a imagem de Deus pelo confronto da sua Palavra: não basta crer, é necessário se dar conta no que se crê e em quem se acredita. Os fanatismos, as intolerâncias, as superstições mais estranhas e as manipulações religiosas nascem da incapacidade para permitir que a Palavra coloque em crise a nossa ideia de Deus que sempre acaba se convertendo num ídolo e num fetiche. Temos nos servido de Deus e pronunciamos o seu nome para práticas que nada tem a ver com Ele e sua misericórdia. Dietrich Bonhoeffer escrevia na prisão: “Se quisermos ser cristãos temos que partilhar da grandeza de coração do Cristo ao agir com responsabilidade e em liberdade no momento do perigo e demonstrar a compaixão autêntica que brota não do medo, mas do amor libertador e redentor do Cristo por todo aquele que sofre. A espera e a observância passiva não são comportamentos cristãos. O cristão é chamado para a compaixão e para a ação, não pelos próprios sofrimentos, mas pelo sofrimento dos irmãos, pelos quais Cristo sofreu”. Temos reduzido as palavras do Senhor, que são palavras de revelação, a um código estrito e estreito. “Deus pronunciou todas estas palavras” e não dez mandamentos como se fossem imposições arbitrárias da parte de um soberano inflexível. Estas palavras de Deus significam o ponto de um não retorno e nelas só existe uma proibição fundamental: não voltar atrás, não voltar ao Egito, não voltar à casa da escravidão. Elas nos revelam um Deus libertador e não o deus da lei: “Que tua compaixão me alcance e viverei porque tua vontade é minha delícia” (Sl 119, 77). Hoje, o deus do poder é o deus das estruturas colossais, das organizações espetaculares, da propaganda, dos grandes shows, das grandes obras e dos imponentes aparatos burocráticos e organizativos. Hoje, este deus é, sobretudo, o deus de igrejas mais concebidas como um banco internacional com suas filiais do que uma Igreja-serviço aos outros. O Deus de Jesus Cristo não é um deus de sinais prodigiosos, mas o do amor fiel. E O encontramos onde jamais o imaginaríamos: sobre a Cruz. A expulsão dos mercadores do Templo purifica a imagem de um Deus cujo culto é feito de mercado, negócios, lucros, subornos e fraudes. O Deus de Jesus não é um Deus comerciante, mas um Deus gratuito que não vende os seus favores. No templo, o dinheiro não pode ocupar um lugar central e de glória porque o templo é o lugar em que se deve celebrar unicamente uma liturgia de gratuidade e de amor. Ainda hoje, pedimos sinais para acreditar e os únicos sinais dignos de crença continuam sendo os mesmos de Jesus: nossa atenção aos outros, nosso espírito de serviço e de partilha, nossos cuidados em atender a miséria e o sofrimento que encontramos à nossa volta. Somos chamados, como seguidores de Jesus, a nos convertermos em cristãos ressuscitados, felizes por viver e por arriscar as nossas vidas pelos outros.


CONTEMPLAR

Expulsão dos vendedores do Templo, Arcabas (Jean-Marie Pirot), 1986, 65 x 110 cm, acetato de polivinil sobre tela de linho, França.






Um comentário:

  1. Sempre uma palavra profética. Devemos purificar a imagem de Deus que carregamos. O Deus verdadeiro é o Deus de Jesus Cristo.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir