segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Caminho da Beleza 14 - I Domingo da Quaresma

O Caminho da Beleza 14
Leituras para a travessia da vida


A beleza é a grande necessidade do homem; é a raiz da qual brota o tronco de nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convite à liberdade e arranca do egoísmo” (Bento XVI, Barcelona, 2010).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).



I Domingo da Quaresma                     26.02 2012
Gn 9, 8-15               1 Pd 3, 18-22                      Mc 1,12-15



ESCUTAR

“Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: ponho meu arco nas nuvens como sinal da aliança entre mim e a terra” (Gn 9, 12-13).

“Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito” (1 Pd 3, 18).

“O Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam” (Mc 1,12).


MEDITAR

“Se sou eu quem determina onde Deus será encontrado, então irei sempre encontrar um Deus que corresponde a mim de algum modo, que me favorece, que se liga a minha própria natureza. Mas, se Deus determina onde ele será encontrado, então ele estará num lugar que não é agradável de imediato a minha natureza e que não é de todo conveniente para mim. Esse lugar é a cruz de Cristo” (Dietrich Bonhoeffer).

“Não é muito tarde. Tempo do quê? De vos converter; tempo de se tornar santos. É tempo de amar. Amar é um dever, uma tarefa, uma missão. Custa amar. É a mais heroica das missões. Custa amar: custa o preço de uma vida” (Cardeal Lustiger).


ORAR

Nesta quaresma, o deserto nos coloca diante de dois desafios: o da purificação e o da luta. O deserto é o lugar privilegiado do encontro com Deus. O verdadeiro deserto é a alma, no vazio que nos atemoriza, na depressão, no tédio, na ansiedade, no medo do futuro; em tudo isso o deserto pode se tornar o solo de acolhida da misericórdia de Deus. O deserto/quaresma é a amarga solidão que pode se tornar tão doce. É a voz misteriosa em nós e o murmúrio feito de pausas e suspiros que, num apelo ao Absoluto, aceita que o vento varra a areia das nossas inquietudes. No deserto podemos nos converter em paixão de Deus. Cristo é o nosso deserto, pois Nele superamos a prova das seduções tentadoras do poder, do status e da ganância. Para os árabes, o deserto é o jardim de Alá, pois dele o Senhor dos Fiéis tirou todo animal e todo ser humano supérfluo para que existisse um lugar onde Ele pudesse passear em paz. No deserto podemos retomar o diálogo interrompido no jardim do Éden, pois o Senhor, depois da partida de Adão não se resignou a ser apenas o Deus das flores, riachos e estrelas. É no deserto que Ele volta a ser o Deus do homem e da mulher. Os padres do deserto recordam que não existe vida cristã sem luta, empenho assíduo e esforço pessoal e que a conversão não é indolor, pois implica desprendimento, dilaceração e privação. O caminho do cristão não é uma impune excursão turística no território religioso. O caminho até a Páscoa passa pelo deserto e esta travessia não é um exercício piedoso, mas incômodo e, muitas vezes, agonizante. O tempo da quaresma é o tempo de deixarmos de olhar para os numerosos ídolos que nos seduzem e de voltarmos a face para o único Senhor. Jesus foi tentado e colocado, como nós, diante da sedutora possibilidade de escapar, pelo pecado, da comunhão com Deus e da solidariedade com os homens. Jesus será ainda submetido a uma última tentação: a de não ir até as últimas consequências no cumprimento do seu destino. Na cruz, esta tentação será gritada pela multidão: “Aquele que derruba o templo e o reconstrói em três dias, que se salve, descendo da cruz” (Mc 15, 30). Mas Ele se entrega livremente a uma morte violenta e injusta. Na solidão da nossa travessia, toda hora é hora de tentação e, como diz Guimarães Rosa: “O demônio esbarra manso mansinho, se fazendo de apeado, tanto risonho, e, o senhor pára próximo – aí então ele desanda em pulos e prazeres de dança, falando grosso, querendo abraçar e grossas caretas – boca alargada. Porque ele é – é doido sem cura”. Mas, a prática do amor fraterno, a reconciliação como pão da quaresma, mantém a luminosidade de todas as cores do Arco do Senhor e nos transforma em anunciadores da Boa Nova que resgata a unidade da Criação e o encantamento do Mundo e, como o Cristo, nos faz vencer o último inimigo: a Morte!


CONTEMPLAR

Jesus assistido pelos anjos, James Tissot, c. 1886-1894, aquarela sobre grafite em papel cinza, 17 x 24,8 cm, Brooklyn Museum, New York, Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário