terça-feira, 19 de junho de 2018

O Caminho da Beleza 31 - Natividade de São João Batista


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

Natividade de São João Batista                   24.06.2018
Is 49, 1-6                 At 13, 22-26                       Lc 1, 57-66.80


ESCUTAR

O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; fez de minha palavra uma espada afiada (Is 49, 1-2).

“Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias” (At 13, 25).

“O que virá a ser este menino?” (Lc 1, 66).


MEDITAR

Seria de volta na Galileia, entre seu próprio povo, que Jesus vestiria totalmente o manto de João e começaria a pregar sobre o Reino de Deus e o julgamento que estava por vir. No entanto, Jesus não simplesmente imitava João. Sua mensagem seria muito mais revolucionária, sua concepção do reino de Deus muito mais radical, e seu senso sobre a própria identidade e missão muito mais perigoso do que qualquer coisa que João Batista pudesse ter concebido. João pode ter batizado com água. Mas Jesus batizaria com o Espírito Santo. O Espírito Santo e o fogo.

(Reza Azlan, 1972-, Irã)


ORAR

            A velha Isabel colocou no mundo o último dos profetas e Maria, uma jovem filha, o Senhor dos anjos. A filha de Aarão colocou no mundo a voz no deserto e a filha do rei Davi a Palavra do Rei celeste. A esposa do sacerdote colocou no mundo o anjo da face de Deus (cf. Is 63, 9) e a filha de Davi o Deus forte da terra. A estéril colocou no mundo aquele que perdoa os pecados e a virgem aquele que os porta (cf. Jo 1, 29). Isabel colocou no mundo aquele que reconcilia os homens pela penitência e Maria aquele que purifica a terra de sua corrupção. A primogênita acendeu um candeeiro na casa de Jacó seu pai, porque este candeeiro é João (cf. Jo 5, 35); a caçula acendeu o sol da justiça para todas as nações (cf. Ml 3,20). Aquele que batiza na água anuncia aquele que batizará no fogo e no Espírito Santo (cf. Mt 3, 11). A luz brilhante anuncia o sol da justiça, aquele que é cheio do Espírito anuncia aquele que dá o Espírito, aquele que viu a pomba e aquele sobre o qual a pomba pousou. A voz anuncia a Palavra.

(Efrém da Síria, 306-373)


CONTEMPLAR


S. Título, s. autoria, acessado em pinterest.com, 2016.






Nenhum comentário:

Postar um comentário