segunda-feira, 11 de abril de 2016

O Caminho da Beleza 22 - IV Domingo da Páscoa

IV Domingo da Páscoa             17.04.2016
At 13, 14.43-52                  Ap 7, 9.14-17                      Jo 10, 27-30


ESCUTAR

“'Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'” (At 13, 47).

Porque o Cordeiro que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos (Ap 7, 17).

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 27-30).


MEDITAR

Embora seja verdade que é preciso ter cuidado com a integralidade da doutrina moral da Igreja, todavia sempre se deve pôr um cuidado especial em evidenciar e encorajar os valores mais altos e centrais do Evangelho, particularmente o primado da caridade como resposta à iniciativa gratuita do amor de Deus. Às vezes custa-nos muito dar lugar, na pastoral, ao amor incondicional de Deus (Francisco, Amoris Laetitia, 311).


ORAR

O Pastor conhece as suas ovelhas, não genericamente, mas pessoalmente, uma a uma. Cada um de nós, aos seus olhos, é um absoluto e não uma minúscula parte de um todo. “Escutar a voz” é uma ligação de pertença recíproca numa atmosfera de liberdade e reciprocidade. O Pastor não percorre um caminho paralelo ou justaposto, nem visita o seu rebanho de vez em quando, mas participa intimamente de sua vida. Ele compartilha a vida de todos. Jesus não se limita a proclamar a palavra do Pai, mas revela o Pai na sua própria pessoa e no seu modo de agir. Toda a prática do Cristo se faz revelação de Deus. Aprisionar o dinamismo vigoroso da Palavra em nossas igrejas exclusivistas faz com que ela abandone o nosso território. O evangelho, quando aprisionado, caminha em outra direção e deixa em nossa porta um montinho de pó como testemunho de que se cansou de nossa mesquinhez. Deixa “os puros” na sua casa para se dirigir aos distantes com os quais armará a sua tenda.


CONTEMPLAR


Ovelhas na cidade de Blaennau Ffestiniog, País de Gales, 1986, Peter Marlow (1952-2016), Londres, Reino Unido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário