sábado, 15 de janeiro de 2011

Tragédia e Indignação

Manas e Manos,
Abrimos espaço aqui para veicular a imagem da capelinha de São Sebastião, que sobreviveu incrivelmente à tragédia, localizada no bairro Campo Grande da Posse, uma das áreas que foram mais devastadas aqui em Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro. Há muitos mortos e muitos desaparecidos. Tristeza mas também muita indignação com as autoridades públicas locais e estaduais que sabem dos riscos das encostas e não agem por impotência, negligência, omissão ou corrupção. Há a informação de que o Centro Metereológico do Estado do Rio de Janeiro advertiu as Prefeituras da Região Serrana sobre a aproximação da grande tempestade, mas a exceção da Prefeitura do Município de Areal, onde houve o alerta e ninguém faleceu, as demais não agiram e não se manifestaram. No caso de Teresópolis, há documento oficial comprovando que a Prefeitura foi notificada no dia 11, às 14:30hs, portanto, 12 horas antes da catástrofe. Se agisse, muitas vidas poderiam ter sido preservadas. Orientamos, com a assessoria de nossos advogados, as populações dos bairros mais atingidos a entrarem na justiça com ações individuais homogêneas de indenização por omissão a fim de buscar a responsibilidade objetiva dos poderes públicos municipais, estadual e federal. Isto significa dizer que não importa se os agentes públicos se omitiram com dolo ou sem dolo. A indenização cabe mesmo no caso da população ter sido avisada previamente da catástrofe, uma vez que os órgãos competentes se omitiram ou permitiram a construção das habitações em lugares impróprios. Aceitamos outras sugestões dos profissionais da área que queiram auxiliar as pessoas para o ingresso e execução dessas ações. Favor nos contactar pelo e-mail: matersol@uol.com.br. Resta-nos, enquanto isso, orar e consolar os aflitos, mas lutar por justiça e cidadania para manter o que resta de esperança aos absolutamente desesperados, pois como nos afirma o Documento de Aparecida da V Conferência Geral do Espiscopado Latino Americano (CELAM):

" As causas da violência são múltiplas: a idolatria do dinheiro, o avanço de uma ideologia individualista e utilitarista, a falta de respeito pela dignidade de cada pessoa, a deterioração do tecido social, a corrupção inclusive nas forças da ordem e a falta de políticas públicas de equidade social" (Documento de Aparecida, 78).

Deus esteja!
Manos da Terna Solidão    

               
                 

3 comentários:

  1. Deus é incrível mesmo. Salva uma igreja e mata 600.

    ResponderExcluir
  2. Simplório esse Alex. Quem matou os 700 foi o governo, formado por gente que culpa Deus por tudo.

    Vamos ao que interessa manos, a questão de boicote à entrega de donativos é realmente religiosa? Vou fazer um post sobre isso no Pimentas no Reino.

    Me enviem,se puderem alguma informação ou foto do ocorrido no allanluismkt@gmail.com, Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Quando mata, culpa do governo. Quando salva, milagre divino. Simples mesmo.

    ResponderExcluir