quinta-feira, 22 de agosto de 2024

O Caminho da Beleza 40 - XXI Domingo do Tempo Comum

A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós (Jo 1, 14).

XXI Domingo do Tempo Comum                

Js 24, 1-2.15-18                 Ef 5, 21-32              Jo 6, 60-69

 

 

ESCUTAR

“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir” (Js 24, 15).

“Irmãos, vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros” (Ef 5, 21).

“Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6, 60).

 

MEDITAR

Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito melhores; mas há os que lutam toda a vida e estes são os imprescindíveis.

(Bertold Brecht)

Os pecadores conhecem a Deus, os justos continuam a procurá-Lo.

(Hans Urs von Balthasar)

 

ORAR

O desafio colocado para nós é o da escolha precisa a quem pretendemos servir. E o exercício cotidiano e necessário da liberdade nos conduz à decisão existencial mais profunda entre servir ao Senhor ou aos ídolos do poder, da aparência e do dinheiro. A Palavra de Jesus sempre provoca uma crise em cadeia. As multidões se afastam Dele, bruscamente, por verem interrompidos, sem piedade, os seus sonhos de grandeza. Os discípulos murmuram depois de O terem escutado e consideram sua Palavra inaceitável. Neles se difunde a desilusão, o temor e o desejo da deserção. Jesus não está preocupado com a quantidade nem com uma adesão superficial. Jesus sempre nos indaga: “Vós também vos quereis ir embora?” A sua palavra não espera aplausos nem negociações, pois o compromisso deve ser sem condições. O passo decisivo em sua direção chega por meio de uma palavra desafiadora e não por raciocínios convenientes. Somente uma linguagem firme e excessivamente dura pode forçar nossas resistências e derrubar os muros dos nossos medos. A palavra de Deus alcança sua finalidade, não quando está de acordo com os nossos desejos, mas quando descobrimos que Deus não pensa como nós. Paulo nos exorta a amar a Igreja apesar de tudo. A igreja é santa, mas feita de pecadores e não podemos confundir a Igreja dos nossos sonhos com a Igreja fundada por Cristo e sobre Cristo. A Igreja revela, mas também esconde Deus; manifesta-O, mas em certos momentos O obscurece; apresenta-O, mas às vezes O afasta. Não devemos nos esquecer que os sonhadores de uma pureza idealista da Igreja são inimigos do Reino (A. Maillot).

(Manos da Terna Solidão/Pe. Paulo Botas, mts e Pe. Eduardo Spiller, mts)

 

CONTEMPLAR

Pedro negando Jesus, Mark Christian Dachille, guache, Seatlle, Estados Unidos, 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário