quinta-feira, 20 de maio de 2021

O Caminho da Beleza 27 - Pentecostes

Os transbordamentos de amor acontecem sobretudo nas encruzilhadas da vida, em momentos de abertura, fragilidade e humildade, quando o oceano do amor de Deus arrebenta os diques da nossa autossuficiência e permite, assim, uma nova imaginação do possível (Papa Francisco).

Pentecostes                       22.06.2021

At 2, 1-11                  1 Cor 12, 3-7.12-13                       Jo 20, 19-23

 

ESCUTAR

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava (At 2, 4).

A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (1 Cor 12, 7).

“Recebei o Espírito Santo” (Jo 20, 22).

 

MEDITAR

É preciso que nos esforcemos para impregnar-nos do espírito de Jesus, lendo e relendo, meditando e meditando ainda, sem parar, suas palavras e seus exemplos: que eles façam em nossas almas como a gota de água que cai e recai sobre uma laje, sempre no mesmo lugar.

(Charles de Foucauld, 1858-1916, França)

 

ORAR

         Quem dentre nós não faz careta diante da dificuldade de crer? Sim: crer é difícil! É difícil porque é uma atitude de amor e de extrema confiança para uma criatura incapaz de amar e repleta de incredulidade. A fé é uma dimensão nova da vida na sua relação com o invisível. É difícil! E seria completamente insolúvel para o homem se Deus que é Amor não encontrasse a solução para o problema. A solução é o Espírito. O Espírito Santo, que é o Amor de Deus, é como o vento do qual “não se sabe de onde vem nem para onde vai”, e que derruba e estremece as portas de Jerusalém em Pentecostes. Ele é a água que penetra a terra árida e a fecunda. Ele é o sol que aquece e vivifica os membros adormecidos. O Espírito Santo que é o Amor de Deus, a fecundidade de Deus, a criatividade de Deus, vem me visitar e diz: “Deus é teu pai”. De início, ele me sugere isso bem docemente, depois mais forte e de novo mais forte e assim até o fim. Ele é o Testemunho de Deus. Ele é uma Presença que age com força e doçura e que, me trazendo a luz da verdade com “gemidos inefáveis”, antecipa para mim a mais profunda das orações: “Meu Pai”, dirigindo-se ao Pai quando ainda sou incapaz disso. Sim, é o Espírito do Testemunho presente em mim, que vai e que vem, que torna e retorna, de novo sem jamais se fatigar porque ele é o Amor e porque o Amor nunca se cansa. Você gostaria bem de gritar a ele que isso não é verdade, que é impossível que Deus seja Pai; ele se vai, te deixa blasfemar até que você fique exausto e depois eis que ele volta de imprevisto, como uma pomba pousada sobre os escombros e destroços de sua fadiga, dizendo a você de novo: “Deus é teu pai e tu és filho dele”. Sim, é difícil, vendo as coisas sob o nosso ponto de vista, acreditar que Deus é pai, mas é mais difícil não acreditar, envoltos e habitados que somos por um Testemunho tão diligente. Seja agora ou mais tarde, nós é que deveremos ceder. E depois... ele é o Amor e o Amor é invencível, prova que vence todas as provas. A Escritura o diz: “e a prova que vós sois filhos é que Deus enviou em nossos corações o Espírito de seu filho que grita: Abba! Pai!”. Sim, ele grita, ele grita. E eu o escuto tão forte que não encontro mais argumentos para o contradizer e que se eu o recusasse pecaria contra ele, quer dizer, contra o Espírito, o que seria imperdoável, como disse Jesus. Prefiro, então, nos momentos difíceis, retomar as palavras de São Paulo: “O Espírito em pessoa se junta ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus. Filhos e, portanto, herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros do Cristo.”

(Carlo Carreto, 1910-1988, Itália)

 

CONTEMPLAR

Saltos do Barco, 2020, Malásia, Igor Atuna (1966-), Arrasate-Mondragón, Espanha, Siena International Photo Awards 2021.




Nenhum comentário:

Postar um comentário