segunda-feira, 10 de maio de 2021

O Caminho da Beleza 26 - Ascensão do Senhor

Os transbordamentos de amor acontecem sobretudo nas encruzilhadas da vida, em momentos de abertura, fragilidade e humildade, quando o oceano do amor de Deus arrebenta os diques da nossa autossuficiência e permite, assim, uma nova imaginação do possível (Papa Francisco).

Ascensão do Senhor                  16.05.2021

At 1, 1-11                  Ef 1, 17-23               Mc 16, 15-20

 

ESCUTAR

“Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu?” (At 1, 11).

O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer (Ef 1, 17).

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16, 15).

 

MEDITAR

O Deus desconhecido; não se sabe o que é Deus; ele não é nem luz, nem espírito, nem verdade, nem unidade, nem o que se nomina divindade, nem sabedoria, nem razão, nem amor, nem vontade, nem bondade, nem coisa nem não-coisa, nem Ser, nem Espírito. Ele é o que nem eu, nem você, nem nenhuma criatura jamais experimenta a não ser tornando-se o que ele é... É em você que Deus deve nascer.

(Angelus Silesius, 1624-1677, Polônia)

 

ORAR

        A Ressurreição do Cristo nos faz pensar na primeira erupção de um vulcão, sinal do fogo que devora as entranhas da terra. Com efeito, é bem disso que se trata e de que a Páscoa é o sinal. Agora, nas profundezas mais ocultas do mundo, arde o fogo de Deus cuja chama conduzirá todas as coisas à incandescência bem-aventurada; agora, a partir do coração íntimo do mundo onde sua morte lhe havia feito descer, forças novas, energias de um mundo transfigurado, estão em trabalho; agora, no mais profundo de nossa realidade, a vaidade, o pecado e a morte estão vencidos e apenas se deve escoar esse “pequeno intervalo” de tempo a que chamamos de história após Jesus Cristo, para que em toda parte, e não somente no corpo do Cristo, se manifeste o que verdadeiramente ocorreu. Mais eis que: em razão de que sua obra salvadora, redentora e transfiguradora não começou a operar na superfície, sobre os sintomas, mas na raiz mais profunda, nosso olhar não ultrapassa o horizonte da experiência e nos parece que nada se passou inteiramente; em razão de que a onda de sofrimento e de pecado continua a se derramar ali onde estamos, nós julgamos que sua fonte profunda não se esgotou; em razão de que as forças do mal continuam a colocar sua marca sobre a face de nossa terra, nós concluímos disso que o amor está morto no coração e na raiz de todas as coisas. Pois bem, tudo isso é só aparência! Ah, mas por que é preciso que tomemos as aparências pela realidade da vida? Ele ressuscitou porque conquistou e resgatou como nunca por sua morte o cerne mais íntimo do que está na natureza terrestre. Mas isso sem a destruir de tal modo que não a deixamos. Proclamar, como fazemos em nosso Credo, que ele subiu aos céus e entrou na morada de Deus, significa dizer que ele nos retira durante algum tempo o aspecto visível de sua humanidade glorificada, mas sobretudo que não existe mais o abismo entre Deus e o mundo. O Cristo está, de agora em diante, no coração de todas as coisas simples que compõem a vida da terra, esta terra que nós não podemos deixar, porque ela é a nossa mãe.

(Karl Rahner, 1904-1984, Alemanha)

 

CONTEMPLAR

Desejo, 2019, Ya Kuang, China.




Nenhum comentário:

Postar um comentário