quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O Caminho da Beleza 01 - I Domingo do Advento


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

I Domingo do Advento             02.12.2018
Jr 33, 14-16            1 Ts 3, 12-4, 2                    Lc 21, 25-28.34-36


ESCUTAR

“Farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra” (Jr 33, 15).

O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais (1 Ts 3, 12).

“Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28).


MEDITAR

De sua formosura já venho dizer: é um menino magro, de muito peso não é, mas tem o peso de homem, de obra de ventre de mulher. — De sua formosura deixai-me que diga: é uma criança pálida, é uma criança franzina, mas tem a marca de homem, marca de humana oficina... — De sua formosura deixai-me que diga: é tão belo como um sim numa sala negativa...— Belo porque é uma porta abrindo-se em mais saídas. — Belo como a última onda que o fim do mar sempre adia. — É tão belo como as ondas em sua adição infinita. — Belo porque tem do novo a surpresa e a alegria. — Belo como a coisa nova na prateleira até então vazia. — Como qualquer coisa nova inaugurando o seu dia. — Ou como o caderno novo quando a gente o principia. — E belo porque o novo todo o velho contagia. — Belo porque corrompe com sangue novo a anemia. — Infecciona a miséria com vida nova e sadia. — Com oásis, o deserto, com ventos, a calmaria.

(João Cabral de Melo Neto, 1920-1999, “Morte e Vida Severina”, Brasil)


ORAR

            Ide com coragem ao encontro do Senhor (rendei-lhe justiça!). O encontro entre duas esperas, no qual a Igreja se coloca para ser sinal e sacramento. O Batismo foi sua primeira confluência. A Eucaristia não cessa de nos provocar o desejo desse Deus que nos convida. Deixemo-nos convocar à espera de Deus pela purificação de todas as nossas esperas humanas. Esperar contra toda esperança do Inesperado. 1. Esperança de um NASCIMENTO! “Uma semente”... Uma semente de “justiça”. Mesmo na casa de Davi, é excepcional, difícil de conceber em todos os sentidos do termo. Cf. o temor de Maria!. Um parto doloroso – inquietação – reações incontroláveis. O Menino que Maria espera, na casa de Davi, é inteiramente outro. Ele é Santo. Ele será chamado Filho do Altíssimo. Quem poderia imaginar isso? O INESPERADO... e eis que o acontecimento é de início uma CHEGADA, um AD-VENTUS, um começo, o começo do inesperado. A esperança em perpétuo movimento porque o Filho do homem sempre está por nascer. Se ele se dá a ver, é como meta de esperança. Em decorrência disso, só nos restará apenas nascer para a esperança. 2. Esperança de uma LIBERTAÇÃO... Toda a ordem do mundo vai ser perturbada. Esse filho do homem na nuvem, ele ocupa todo o lugar. As estrelas e o sol são por ele desordenados, apagados, encobertos. Agitação entre as nações. Os chefes dos povos e os poderosos tremem de MEDO. Reações incontroláveis. Frustram-se todas as suas esperanças. Herodes vai reagir!... Mas os pobres vão se REERGUER... surpresa divina. Cf. P. Dominique: “Quando vemos esfacelar, à nossa volta, todas as coisas que havíamos por vezes nos acostumados a apreciar como a luz do sol ou a regularidade dos astros, não seria sábio ficarmos inquietos. Seria melhor bradarmos, como em Pentecostes: “Bravo! Eis-nos aqui! O Filho do Homem está por vir”. Há ainda nesse país pessoas que se recusam a curvar as cabeças e que esperam de Deus apenas a sua libertação. Pois não há mais justiça entre os homens, o inesperado é a JUSTIÇA! 3. Esperança da VIDA! (diferente da esperança de vida). “Semente de justiça”... Infância + Justiça = VIDA. É a Vida que é o inesperado do homem... A vida é outra coisa daquilo que acreditamos. É permanecer de PÉ quando todo o mundo está confortavelmente sentado; é vigiar quando os olhos pesam para não ver a agonia que ameaça; é se assaltar de amor para não deixar a morte tomar o coração; é orar o tempo todo para escapar de tudo o que “deve acontecer” e de que maneira? “não escapando Daquele que chega” e que é o TRANSBORDAMENTO do amor de Deus, inconcebível!

(Père Christian de Chergé, 1937-1996, Argélia)


CONTEMPLAR

Garota síria segura seu irmão, 2016, campo de refugiados de Indomeni, fronteira entre a Macedônia e Grécia, Szymon Barylski (1984-), Polônia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário