terça-feira, 12 de março de 2024

O Caminho da Beleza 17 - V Domingo da Quaresma

A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós (Jo 1, 14).

V Domingo da Quaresma                   

Jr 31, 31-34            Hb 5, 7-9                 Jo 12, 20-33

 

ESCUTAR

“Imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo” (Jr 31, 33).

Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu (Hb 5, 8).

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12, 24).

 

MEDITAR

De Deus é a honra. Quem são os que honram a Deus? São os que deixaram totalmente a si mesmos e, de modo algum, nada buscam do que é seu em nenhuma coisa, seja o que for, grande ou pequena; não veem nada abaixo nem acima de si, nem ao seu lado nem em si mesmos... Dessas pessoas Deus recebe honra. E elas honram a Deus, no sentido próprio, dando a Deus o que é de Deus.

(Mestre Eckhart)

 

ORAR

      Jesus revela que a sua hora não é a do êxito, da popularidade, mas a hora do grão de trigo que deve desaparecer e morrer debaixo da terra. Ele é apenas um grão de trigo e é nesta humildade que se mostra a sua grandeza: perde para ganhar! É a hora de uma dolorida semeadura, pois a fecundidade passa pela morte e a manifestação da luz pela sepultura. Jesus enfrenta a sua hora não como um herói, mas como um homem entre outros, um homem que tem medo de morrer. Jesus está inquieto, sua alma está triste porque sente uma repugnância diante da morte. Na Cruz, Jesus não reivindica outra glória do que a glória do amor. Os cristãos e os de boa vontade devem recusar as fáceis popularidades, devem perder as suas vidas e não se evadir nas ambições e vaidades. Obedecer a Deus não é se submeter, mas ser dócil ao amor, a única lei inscrita pelo próprio Senhor em nossos corações. O cristão deve estar pronto para a cada nova hora escolher entre o privilégio da fama e a posição incômoda da Cruz.  Um dia ou outro, teremos que viver esta hora do amor que vai além do limite de nós mesmos. Todo cristão tem que escolher entre uma vida estéril ou fecunda e ela nunca será sem dores! Somos convidados a vivenciar este mistério de fecundidade em que o semeador se converte em semente: morre, fecunda a terra e ressurge com toda a força da Vida. O Deus de Jesus Cristo quer pessoas que escutem a sua voz no mais fundo dos seus corações e, consequentemente, sejam capazes de amar como Ele pretende que seja o amor: um poder de serviço cada vez mais exigente na entrega, por ser cada vez mais pleno e transbordante. E não devemos jamais esquecer que “todo mundo tem sua vez e sua hora” (Guimarães Rosa).

(Manos da Terna Solidão/Pe. Paulo Botas, mts e Pe. Eduardo Spiller, mts)

 

CONTEMPLAR

Via Sacra, Cruz (detalhe), Arcabas (Jean Marie Pirot), Igreja do Espírito Santo e de S. Alessandro Mártir, Arquidiocese de Portoviejo, Equador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário