segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O Caminho da Beleza 47 - XXVIII Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

XXVIII Domingo do Tempo Comum                     14.08.2018
Sb 7, 7-11                 Hb 4, 12-13             Mc 17-30


ESCUTAR

Preferi a sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza (Sb 7, 8).

A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes (Hb 4, 12).

Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” (Mc 10, 21).


MEDITAR

Eu vejo com os olhos de Cristo e posso dar ao outro muito mais do que as coisas externamente necessárias: posso dar-lhe o olhar de amor de que ele precisa.

(Bento XVI, Deus Caritas Est, Roma/Alemanha)


ORAR

            Um homem de bem se aproxima de Jesus, cai de joelhos, o interroga – com uma certa ansiedade: “Bom Mestre, que se deve fazer para obter a vida eterna?” (Mc 10, 17). A resposta de Jesus fê-lo voltar-se inicialmente a suas próprias palavras, aos seus valores e o questiona sobre a sua verdade. Quando me chamas “bom” a que, a quem te diriges? Reconheces aqui a Bondade Absoluta, aquela mesma de Deus? Sabes o que dizes? Qual o sentido profundo da tua pergunta: queres simplesmente te certificar do valor das estruturas religiosas nas quais estás situado? Neste caso, conheces os mandamentos?...Então Jesus, continua o evangelho, “tendo-o olhado, amou-o e lhe disse: uma só coisa te falta” (10, 21). É preciso deter-se um momento no caráter muito pessoal deste olhar e deste diagnóstico. Trata-se, em primeiro lugar, de um encontro, o encontro de dois olhares, e de um conhecimento novo que se desperta nesta troca. Mas bruscamente qualquer coisa surge de radicalmente novo. Nós somos envolvidos num evento muito concreto, testemunhas de um encontro e de um diálogo vivos, atendendo a um convite pessoal para arriscar o dom total como resposta ao amor de um olhar. Apenas uma coisa TE falta... Jesus afirma assim o conhecimento íntimo que ele tem deste coração inquieto. Ele sabe sua divisão, ele conhece seus laços: o que te falta é te libertares, abandonado tudo aquilo que, ao mesmo tempo, te tranquiliza e te aprisiona. Falta a ti conhecer o impulso do risco e a alegria da partilha. “Vai, vende tudo que tens e o dá aos pobres” (10, 21). Olhar do Cristo que penetrou Zaqueu encolhido no seu refúgio da árvore e lhe deu a liberdade de se desfazer de seus bens equívocos. Apelo que fisgou Levi-Mateus de sua mesa de cambista... Pela perspicácia deste olhar, o jovem rico é posto a nu em sua pobreza, mas, ao mesmo tempo, esta pobreza lhe é revelada como um vazio de amor e justamente por Aquele, o único que tal vazio pode encher.

(Bible et Vie Chrétienne, França)


CONTEMPLAR

Mão de Homem, 2016, Ialesh Aldarwish, Mönchengladbach, Alemanha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário