terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Caminho da Beleza 45 - XXVI Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).

XXVI Domingo do Tempo Comum             30.09.2018
Nm 11, 25-29                     Tg 5, 1-6                   Mc 9, 38-43.45.47-48


ESCUTAR

“Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” (Nm 11, 29).

Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes como fogo! (Tg 5, 3).

“Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue” (Mc 9, 38).


MEDITAR

Nós recusamos sempre a admitir que as pessoas que não nos seguem têm qualquer coisa a dizer sobre o Senhor que nós seguimos. Como os Doze, acreditamos necessário defender o nome de Jesus sem nos dar conta que só defendemos o monopólio que entendemos ter sobre ele. Talvez não tenhamos mesmo começado a aprender, depois de dezenove séculos, que o Reino de Deus é realmente muito maior que sua Igreja.

(Jean Valette, 1920-1999, França).


ORAR

            A Igreja não é um clube de puros, nem de intelectuais hipercríticos... “Não há muitos sábios segundo a carne entre vós, coríntios... O que há de fraco no mundo, eis o que Deus escolheu para confundir o forte” (1 Cor 1, 20-28). Há somente uma riqueza verdadeira, a do amor, que reflete um pouco o de Deus pelo homem. Assim, primeiro um olhar sobre o outro que seja tão compreensivo como o do Pai. Compreensivo é o contrário de exclusivo. Israel conheceu a tentação de excluir. Ele precisou admitir o estrangeiro, abrir os espíritos ao universal. Josué não queria que se desvalorizasse na vulgarização a prerrogativa profética. Os discípulos, como verdadeiros filhos de Israel, não compreendiam que se possa expulsar os demônios, mesmo em nome de Cristo, sem ser do grupo, sem ser confundido com um clã. Mas precisamente Jesus Cristo é maior que todos os grupos, mesmo eclesiásticos, que todas as “famílias religiosas”, os “movimentos cristãos”, inclusive as Igrejas. E o Vaticano II nos levou a compreender de novo que a ação do Espírito transborda as fronteiras do corpo que anima. Portanto, o principal não é que o que luta contra o mal demoníaco “esteja do nosso lado”: é que esteja do lado de Jesus Cristo. O Espírito que foi dado a Moisés e a seus companheiros, o Espírito que ele sonhava ver comunicado a todo povo, somente ele pode vencer em nós...o amor pelo dinheiro, o desprezo pelo fraco, a estreiteza de vista, e nos comunicar as atitudes próprias do Cristo, aquelas de um filho de Deus e de um irmão dos homens. Este Espírito nos foi prometido desde muito tempo... Tal é a utopia cristã. Não precisamos mais de lei. Não precisamos tampouco de chefes, nem de profetas. A rigor, nenhuma escora humana é já necessária. O Espírito de Deus, o amor divino em nós faz descobrir tudo e a tudo imaginar. Isto só será verdadeiro na volta de Cristo. Mas é para lá que é preciso tender. É o ideal, que nos permite relativizar o que não tem jamais o direito de se tornar um absoluto: os meios que instituímos, as obras que realizamos, as superioridades que nos atribuímos.

(René Salaün, França)


CONTEMPLAR

Mahatma Gandhi, sem data, autor da foto não identificado, Índia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário