segunda-feira, 11 de junho de 2018

O Caminho da Beleza 30 - XI Domingo do Tempo Comum


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).




XI Domingo do Tempo Comum                   17.06.2018
Ez 17, 22-24                       2 Cor 5, 6-10                      Mc 4, 26-34


ESCUTAR

“Eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço” (Ez 17, 24).

Caminhamos na fé e não na visão clara (2 Cor 5, 7).

O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece” (Mc 4, 26-34).


MEDITAR

É a chuva que cai pouco a pouco que enche o rio.

(Provérbio ancestral do povo Malinke, Senegal)


ORAR

            Falando à multidão por parábolas, Jesus dizia: “o reino de Deus é como um semeador que lança o grão em seu campo”. O cultivador lançou sua semente na terra. Depois é o fim, sua tarefa está cumprida. Ele não pensa mais em sua terra, ele se dedica a suas tarefas diárias. O trigo cresce sem que ele tenha que intervir, sem que ele cuide dele, sem que ele o perceba. A terra frutifica por ela mesma. Nesta despreocupação do camponês se esconde a lição. O Reino cresce semelhante à colheita periódica. A esperança do camponês jamais é frustrada. Assim a esperança do Reino conduzirá a humanidade até a colheita. Jesus revela a certeza que enche sua alma e que o assegura do sucesso de sua mensagem. Não é preciso apressar a hora decisiva. Tão seguramente ela virá, como livremente, inelutavelmente, Deus a prepara no segredo do seu agir. Jesus poderia repetir sua parábola a seus discípulos Tiago e João, quando eles propuseram fazer descer o fogo do céu sobre os samaritanos não hospitaleiros. Os atos de força não convêm ao estabelecimento do Reino De Deus.

(Lucien Cerfaux, 1883-1968, Bélgica)


CONTEMPLAR

Em algum lugar do norte, Sebastião Salgado (1944-), Magnum Photos, foto do livro Gênesis, Taschen, 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário