segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Caminho da Beleza 23 - V Domingo da Páscoa

O Caminho da Beleza 23
Leituras para a travessia da vida


“O conceito de sabedoria é aquele que reúne harmonicamente diversos aspectos: conhecimento, amor, contemplação do belo e, também, ao mesmo tempo, uma ‘comunhão com a verdade’ e uma ‘verdade que cria comunhão’, ‘uma beleza que atrai e apaixona’” (Francisco).

Quando recebia tuas palavras, eu as devorava; tua palavra era o meu prazer e minha íntima alegria” (Jr 15, 16).

“Não deixe cair a profecia” (D. Hélder Câmara, 1999, dias antes de sua passagem).


V Domingo da Páscoa              03.05.2015
At 9,26-31               1 Jo 3, 18-24                      Jo 15, 1-8


ESCUTAR

A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo (At 9, 31).

Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, pois, se o nosso nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas (1 Jo 3, 18-20).

“Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados” (Jo 15, 6).


MEDITAR

Não se deve considerar nem encarar Deus como estando exterior a nós mesmos, mas como aquilo que nos é próprio, como aquilo que nos é mais íntimo... Muitas pessoas imaginam, ingenuamente, que elas devem “ver” Deus: ele permaneceria lá e elas aqui. Mas não é assim. Deus e eu somos um (Mestre Eckhart).

A maior de todas as virtudes é o amor. Num mundo que repousa sobre a força, a tirania e a violência, vocês têm por missão seguir a via do amor; assim, vocês descobrirão que o amor desarmado é a força mais poderosa do mundo (Martin Luther King).


ORAR

Estamos no campo da vida e não de uma empresa qualquer. Não se trata de produtividade, pois os números não podem dar conta da vida. Esta vinha não assegura lucros e vantagens aos que dela fazem parte. Seus frutos são para os outros. É uma vinha de “utilidade pública” e qualquer um pode reclamar os seus frutos. Ninguém, para produzir, pode adotar métodos e meios que mais o agradem. É o Senhor que estabelece as condições de fecundidade: permanecer Nele e aceitar ser podado para crescer mais forte e dar mais frutos. “Permanecer em Mim” significa uma convivência profunda, uma comunhão íntima e um intercâmbio vital. Se as igrejas tentarem substituir esta conexão existencial e essencial, aliando-se politicamente aos mecanismos de poder com os grandes da terra, elas se condenarão a si mesmas à esterilidade. Para João, os frutos são o amor e por esta razão a vinha do Senhor deve ser plantada, cultivada e cuidada para que produza essencialmente um amor reconhecido por gestos concretos de misericórdia. Nenhuma igreja pode praticar o amor exclusivamente intra muros. O papa Francisco apela para que ela saia para fora onde sopra o vento gelado da injustiça, da solidão, da violência, da indiferença e da exclusão. Devemos dilatar os nossos corações até as dimensões do coração de Deus, pois seu amor é maior do que os nossos olhares mesquinhos, do que a nossa lei e do que as estruturas de discriminação e condenação. Não podemos reduzir a Igreja de Jesus a um folclore anacrônico sem a vitalidade da Boa Nova. A fé não é uma emoção do coração, uma efusão de sentimentos. Não é uma opinião pessoal, nem uma tradição familiar com rígidos costumes religiosos. A fé não é uma receita moral tranquilizante. A fé começa a se desfigurar quando esquecemos que ela é, antes de mais nada, um encontro pessoal com Alguém. A falta deste contato interior com Cristo, fonte de Vida, pode nos conduzir a um ateísmo prático: confessamos fórmulas vazias de sentido para os nossos desafios e testemunhos. Ser cristão exige uma experiência vital com o Cristo e uma paixão pelos seus desígnios. Mais do que nunca somos ramos desta vinha.


CONTEMPLAR


Cristo, a Vinha, 2005, Tanja Butler (1955-), instalação de ícone para o Domingo da Rogação, técnica mista, Igreja do Cristo, Hamilton/Wenham, Massachussets, Estados Unidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário